Mudanças

Ambiente, cultura e juventude também são pautas sindicais, diz novo presidente dos metalúrgicos do ABC

“No último período a gente foi pautado. Qual a nossa bandeira?”, questiona Moisés Selerges. Um desafio, lembra, é discutir o “novo mundo do trabalho”

Adonis Guerra/SMABC
Adonis Guerra/SMABC
Brasil precisa de política industrial, não pode ser só um país que planta soja, diz Moisés, que defende também novas pautas e atenção às gerações que vêm surgindo

São Paulo – Períodos históricos são bem mais extensos, mas Moisés Selerges foi admitido na Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, em outubro de 1985, aos 19 anos, entre dois momentos marcantes – por razões diversas – para os metalúrgicos do ABC. Dez anos antes, em abril de 1975, tomava posse no então Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema o presidente Luiz Inácio da Silva, ferramenteiro da Villares conhecido como Lula. Dez anos depois, em meados da década de 1990, o sindicato passou a enfrentar um fenômeno menos palpável que a repressão política e policial: a chamada reestruturação produtiva nas fábricas.

Moisés lembra da origem desse debate na Mercedes. “A gente vai entrar (na discussão com a empresa) ou meter o pé?”, se perguntavam os trabalhadores. “Era melhor entrar e influenciar no processo de mudança”, diz o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, que tomou posse há 15 dias.

E as horas extras?

Antes disso e antes da Mercedes, o adolescente Moisés começou a conviver com a exploração no mundo do trabalho na Tratec, metalúrgica no Bosque da Saúde, zona sul de São Paulo. O dono, seu Milton, sempre pedia que eles ficassem até mais tarde, mas não pagava hora extra, inclusive em fim de semana. Um dia, resolveram bater o pé:

– Seu Milton, a gente não vai trabalhar não.

– Vocês estão dizendo que ‘tão’ de greve?

Se era greve ou não, Moisés não sabia, só queria receber suas horas extras. O patrão pressionou, a maioria voltou ao trabalho. Ele, o irmão e mais um funcionário foram demitidos. Depois, ele chegou na Mercedes, pintando quadro de chassis na linha de montagem. Chegou à comissão de fábrica – de início, meio empurrado – e assim começou a militância sindical. Lembra de alguns companheiros de Mercedes, como Bezerrinha, que hoje mora no Ceará, Silvio Santos e Zé do Mato, atualmente em São Vicente (SP). “Nessa trajetória tem algumas pessoas que foram fundamentais. As gerações que me antecederam foram importantes na minha formação, assim como eu vou ser importante nas gerações que vão me suceder lá na frente. Escola nós temos.” Ele também lembra que isso independe do local: “Não preciso estar no sindicato, na CUT, em Brasília, para fazer política”.

Ex futuro jogador

A história também poderia ser diferente. Em junho de 1977, o garoto se preparou para um teste na Portuguesa, time da capital. Ele lembra de uma música do grupo Skank: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. Mas um grave acidente automobilístico, naquele mesmo dia, terminou com uma fratura no fêmur e o fim do sonho. Continuou gostando de futebol, mas como torcedor: Moisés é o primeiro presidente metalúrgico são-paulino no ABC, pelo menos desde Lula (1975-1981). Já até colocou uma faixa tricolor na cadeira. Consta que no dia da posse o corintiano Lula, amigo do novo presidente, olhou meio de lado.

A expectativa de eleição de Lula em outubro faz com que o movimento sindical acredite em novo espaço de diálogo para um pauta de desenvolvimento. “Não existe uma política para a indústria neste país. O Brasil não pode ser só um país que planta soja”, diz Moisés. “Queremos uma indústria que respeite o meio ambiente, que tenha conteúdo local, faça investimento em tecnologia, pesquisa. É urgente. Pega o caso da pandemia: não tinha um respirador.”

Da mesma forma, é preciso discutir as transformações no mundo do trabalho. Aquilo que, por exemplo, Moisés chama de capitalismo de plataforma, o trabalho por meio de aplicativos. “A gente tem que discutir como regulamentar isso. Tem que ter uma legislação. Não é CLT? Então, o que é?”


“O sindicato peca muito em não discutir a questão do meio ambiente. Temos que ter responsabilidade com o futuro. Que planeta a gente vai deixar?

moisés selerges

As gerações que me antecederam foram importantes na minha formação, como vou ser importante nas gerações que vão me suceder. Escola nós temos

Acordos para sócios

A recente discussão sobre uma reforma trabalhista é importante e não pode ser confundida, como tentam algum, com um esforço para trazer de volta a contribuição sindical. Moisés é expressamente contrário a esse imposto. Mas defende, por exemplo, que acordos coletivos possam ser válidos apenas para os associados dos sindicatos, quem são os que efetivamente contribuem para manutenção das entidades – um assunto que sempre suscita polêmicas. “O meu problema não é quem não é sócio. É o sócio.” Ele considera que se perdeu uma oportunidade em 2004, no início do governo Lula, com o Fórum Nacional do Trabalho, de realizar uma reforma acordada e tripartite, com trabalhadores, empresários e governo.

Mas o novo presidente, que completará 56 anos em 3 de julho (nasceu em São Caetano), ressalta que o movimento sindical tem que ampliar sua pauta. “O sindicato peca muito em não discutir a questão do meio ambiente”, afirma, falando em termos gerais. “Temos que ter responsabilidade com o futuro. Que planeta a gente vai deixar? Tem que conversar com os trabalhadores sobre isso.”

Transformação pela cultura

Moisés se emociona ao falar do pai, que o levou para a Mercedes – trabalhou lá durante 21 anos. Está com 90. E quando imagina projetos envolvendo crianças, como a inclusão social por meio da música. “A cultura transforma.” No sindicato, ele também tem ideias para incrementar a comunicação com a base. São novas gerações, nem sempre ligadas em movimentos sociais. “O movimento sindical tem que se atentar para isso. (…) A conversa no olho é bom. Mas tem que ter outros meios”, afirma, se referindo às redes sociais.

Acima de tudo, o movimento sindical precisa estar um passo à frente. Nos últimos anos, os sindicatos têm mais reagido do que outra cosa – ao golpe, às reformas. “No último período a gente foi pautado. Qual a nossa bandeira? O movimento sindical tem que ter bandeiras.”

moisés selerges
Na posse, com Luiz Marinho, Gleisi Hoffmann, Lula, Wagner Santana e Sérgio Nobre, e em passeata: desde 1985 na base do ABC (Adonis Guerra/SMABC)

Moisés Selerges foi o entrevistado de Juca Kfouri no programa Entre Vistas, da TVT. Confira


Leia também


Últimas notícias