Pandemia

Situação de bancários com covid se agrava em todo Brasil. Sindicatos e bancos se reúnem na terça

Em uma semana, 500 bancários foram contagiados pela covid-19 em São Paulo. Sindicatos se reúnem com bancos no dia 18 para cobrar respeito aos protocolos de segurança e volta ao homeoffice

SEEB-SP
SEEB-SP
Sindicato protestou em duas agências do BB, na região da Paulista, diante do desrespeito aos protocolos de segurança e adoecimento de bancários com covid-19

São Paulo –  A situação nas agências bancárias e departamentos em São Paulo, Osasco e região se agravou na última semana, após serem registrados 500 casos confirmados de bancários com covid-19. Pelo menos 150 agências foram fechadas no período. O mesmo está ocorrendo em outras cidades do Brasil. Com isso, o Comando Nacional da categoria solicitou a antecipação da mesa de negociação com a federação dos bancos (Fenaban) para tratar do tema. A reunião, prevista para a quinta (20), será realizada agora na terça-feira (18), às 14h.

Leia também: Agências bancárias fecham em São Paulo diante do aumento de casos de covid

O objetivo dos representantes dos trabalhadores é discutir a adoção de medidas preventivas para proteger a categoria. Um dos pontos a ser tratado no encontro, realizado de forma virtual, será a retomada e até mesmo a ampliação do home office. Desde o último trimestre do ano passado, a medida deixou de ser adotada por alguns bancos.

“Queremos chamar a atenção da Fenaban e dos bancos para a gravidade do momento. O contágio está muito mais elevado. Se não forem tomadas medidas, podemos voltar a perder muitas vidas”, alerta o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinicius Assumpção.

Responsabilidades

O dirigente lembra que, no início da pandemia, Comando e Fenaban firmaram um acordo com medidas protetivas importantes. “Flexibilizar as medidas protetivas neste momento é uma tremenda irresponsabilidade. Os bancos que não levarem em conta a gravidade do momento podem ser responsáveis pelo aumento da doença e do número de mortes na categoria”, critica. “Estamos passando pelo pior momento da pandemia. Não tem sentido argumentar que os bancários não devem voltar ao home office. Vamos cobrar fortemente isso, mas também outras medidas que foram flexibilizadas, como rodízio e controle de atendimento nas agências”, conclui.

A Fenaban afirma que todos os protocolos continuam sendo respeitados.

Desrespeito aos protocolos

O sindicato de São Paulo vem recebendo denúncias e visitando locais de trabalho para garantir que os protocolos de segurança sejam respeitados. Dentre eles, a sanitização da agência, o afastamento de bancários com suspeita de contaminação e a testagem dos funcionários próximos.

No entanto, nesta quinta-feira (13), duas agências do Banco do Brasil (BB) foram alvo de protesto na região da Avenida Paulista. O sindicato denuncia demora na avaliação dos casos suspeitos e desrespeito aos protocolos de segurança no combate à doença. O banco é acusado de ter alterado de forma unilateral os protocolos previstos no manual para o trabalho presencial. A intervenção teria provocado aumento dos casos da doença.

“O descumprimento aos protocolos diz respeito ao mau uso de máscaras nas unidades do Banco do Brasil e também à falta de dispensa adequada dos funcionários e de sanitização dos locais”, afirma Neiva Ribeiro, secretária-geral do sindicato. “Estamos atuando para que todos os bancos respeitem os protocolos e não agravem ainda mais a situação, prejudicando trabalhadores e clientes”, destaca a dirigente. 

A entidade informa que nas últimas duas semanas recebeu denúncias de descumprimento dos protocolos que resultaram em mais de 250 funcionários do BB contaminados pelo coronavírus na cidade de São Paulo. Aproximadamente um terço desse número (80) atua nas dependências de uma única unidade: o Centro Empresarial São Paulo (Cenesp).

O movimento sindical bancários já acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a decisão do BB de alterar o manual de segurança sobre a covid-19.


Leia também


Últimas notícias