Emprego

TRT reconhece vínculo entre Igreja Universal e pastor, que tinha metas para atingir

Para desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, não se pode falar em trabalho voluntário ou “assistência espiritual”

Reprodução
Reprodução
Pastor, que trabalhou durante oito anos na Igreja Universal, também pleiteia indenização por danos morais

São Paulo – Um pastor teve reconhecido pelo TRT seu vínculo empregatício com a Igreja Universal do Reino de Deus. No entendimento da Justiça do Trabalho, ele atuava em regime de dedicação exclusiva, com funções definidas. E tinha, inclusive, metas a atingir no período em que ficou na igreja, de junho de 2008 a julho de 2016.

Edir Macedo e seu ‘reino’, a Igreja Universal, são radiografados em livro

Com isso, a 13ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo, reformou sentença de primeira instância (de Itapevi, na região metropolitana da capital), que havia negado o vínculo do pastor à Igreja Universal. Para o relator do caso no TRT, desembargador Rafael Pugliese, não se pode falar em trabalho voluntário, “assistência espiritual” ou “divulgação da fé”. Era o que alegavam, no processo, os responsáveis pela entidade.

“O depoimento da preposta confirma que o autor recebia um valor fixo mensal, tinha horários pré-definidos em razão das reuniões diárias na igreja, somente poderia entrar na reclamada após cumprir determinados requisitos por ela exigidos, tais como, ser membro da igreja, ter o batismo e participar dos “iburds”, que havia obrigação de prestar contas do valor integral recebido na igreja e repassar para a administração central, além de ter que avisar o pastor para se ausentar e mesmo nos períodos de afastamentos, ele continuava recebendo a sua ajuda de custo”, afirma o relator. Iburd é o instituto pelo qual passam os obreiros candidatos a pastor.

Tarefas e responsabilidades

Assim, observou o TRT, ele recebia pagamento fixo mensal, inclusive nas férias. Tinha funções, horários e locais de trabalho determinados pela Universal, além da responsabilidade de repassar o dinheiro recolhido dos fiéis. Outra função, segundo o pastor, era vender produtos da igreja, como livros e CDs. Uma testemunha falou na existência de metas mensais de arrecadação.

Agora, com a decisão, o caso voltará para o juízo de origem, na primeira instância, para análise de todos os itens reclamados. “Um deles é o pagamento de indenização por danos morais, pois o pastor alega ter sido obrigado pela Universal a passar por cirurgia de vasectomia, tornando-se estéril”, relata o TRT.