Renovação

Dirigente da CUT é a primeira mulher a assumir presidência do Diap

Graça Costa assume em momento de dificuldades impostas pela “reforma” trabalhista de 2017

CUT / Montagem RBA
CUT / Montagem RBA
Graça Costa, dirigente da CUT, veio do serviço público. Diap foi criado em 1983 para assessorar o movimento sindical, como durante a Constituinte

São Paulo – A secretária de Organização e Política Sindical da CUT, Maria das Graças (Graça) Costa foi eleita para a presidência do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Atual vice, ela se torna a primeira mulher a assumir o comando da entidade. E substitui Celso Napolitano, da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp).

O Diap foi criado no final de 1983. O objetivo principal era acompanhar o processo legislativo do Congresso Nacional, analisando projetos e propostas de interesses dos trabalhadores. Um de seus trabalhos mais conhecidos, até hoje, foi feito durante a feitura e aprovação da Carta de 1988, que resultou no livro Quem foi quem na Constituinte.

Cearense de Quixadá, Graça Costa é originalmente servidora pública municipal. Foi presidente do Sindsep local por dois mandatos, e comandou ainda a Confetam, confederação nacional do setor. Também é professora e historiadora.

Ela assume a direção “num quadro econômico, político e sindical muito complexo e, por isso, desafiador”, ressalta o Diap. Segundo a entidade, Graça “aceitou o desafio e prometeu enfrentar todos os problemas” por que passa o Diap desde a implementação da “reforma” trabalhista de 2017. Já Napolitano “representava a unidade entre as correntes que compõem a direção política do órgão de assessoria parlamentar ao movimento sindical”.

:: Ministério do Trabalho proíbe demissão de pessoas não vacinadas contra a covid-19
:: STF defende acesso gratuito à Justiça do Trabalho e derruba dois artigos da ‘reforma’ de 2017
:: Reforma trabalhista não resolveu problemas do mercado e veio ‘enquadrar’ Judiciário


Leia também


Últimas notícias