Mais demissões

Panasonic desativa produção de TV e áudio em Manaus. ‘Foi na lata’, diz trabalhador

Corte deverá atingir 180 de um total de 700 trabalhadores

Reprodução
Reprodução
Fábrica de Manaus fo inaugurada pela multinacional há 40 anos

São Paulo – Aberta há exatos 40 anos, a fábrica da Panasonic no polo industrial de Manaus vai cortar 180 de seus aproximadamente 700 funcionários. Segundo a empresa, o setor de TV e áudio será desativado, mas outros segmentos de eletrônicos continuarão em atividade, como aparelhos de microondas. Em março, a Sony havia anunciado fechamento de sua unidade na capital amazonense. A Canon fez o mesmo em junho, ainda em Manaus. Outra fabricante de eletrônicos, a LG, está desativando fábrica em Taubaté (SP).

De acordo com informações de trabalhadores, alguns cortes já começaram a ser feitos, mas a maioria será demitida em dezembro. Existe possibilidade de alguns serem reaproveitados. Segundo a empresa, itens como máquinas de lavar e refrigeradores continuarão sendo produzidos em Extrema (MG).

A decisão se deve pela atual situação econômica do país, aponta a centenária multinacional japonesa, citando ainda “estratégia global” da companhia, “com foco na sustentabilidade do negócio”. Metalúrgicos criticam a falta de apoio do governo federal.

O anúncio de desativação, feito na semana passada, pegou os trabalhadores de surpresa. “Foi na lata”, disse um deles. “Foi imediatamente, mas frisando que não vai fechar.” Até o fechamento desta matéria, os representantes dos funcionários tentavam negociar com a Panasonic a extensão de benefícios, como plano de saúde. Segundo um deles, há possibilidade de envolver outra marca de TV nas conversas.


Leia também:


Leia também


Últimas notícias