Conquista

Bancários passam a ter prioridade na vacinação contra covid-19

Representantes da categoria comprovaram riscos de contágio, e vacinação deve começar na próxima semana. Trabalhadores dos Correios também terão prioridade

Divulgação / Seeb-SP
Divulgação / Seeb-SP
Em junho, ministro Queiroga recebeu das representantes dos bancários documentos que comprovam necessidade de priorizar vacinação da categoria

São Paulo – Os bancários estão agora entre as categorias de trabalhadores com prioridade na vacinação contra a covid-19. A inclusão foi anunciada hoje (6), em reunião virtual com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Participaram as coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região; e Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A reunião contou também com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

PL inclui bancários em grupo prioritário para vacinação contra covid-19

De acordo com o Ministério, até o final da semana o informe técnico que incluiu a categoria será formalizado com a inclusão dos trabalhadores bancários e dos Correios também. O Ministério receberá as informações da distribuição da categoria pelos estados para encaminhar as doses de vacina a serem aplicadas nos postos e unidades de saúde de cada local, a partir da semana que vem, informa a Contraf-CUT

Bancários essenciais

Ivone Silva comemorou a conquista da vacinação dos bancários e destacou a organização e mobilização dos trabalhadores. “No dia 11 de junho foram entregues ofícios e pareceres técnicos com informações importantes em relação à categoria, que se notabiliza pela grande exposição aos riscos de contágio nas agências”, lembra a dirigente.

“Os bancários são considerados serviço essencial, as agências ficaram abertas desde o início da pandemia atendendo milhões de pessoas no pagamento do Auxílio Emergencial, de aposentadorias e para programas de crédito”, ressalta.

“É uma notícia muito esperada para os bancários e bancárias que estão na linha de frente, no atendimento. Uma grande vitória do Comando Nacional dos Bancários, dos sindicatos, das federações em todo o Brasil, que têm feito essa luta já há algum tempo, pela inclusão da categoria por vacina. Essa nossa luta continua, por vacina para todos”, disse Juvandia Moreira.

Mortes na categoria

A presidenta do Sindicato que representa 30,5% dos 513 mil trabalhadores de bancos em todo o país, relata o trabalho feito desde o ano passado. Autoridades federais, estaduais e municipais pressionadas pela inclusão da categoria entre os grupos prioritários da vacinação contra covid-19. Foram apresentados argumentos e inclusive um parecer médico com as características do trabalho bancário na agência. “É um ambiente de trabalho fechado, sem ventilação natural, por conta da segurança. Apresentamos também os dados que mostram aumento de 176% dos desligamentos por morte na categoria”, reforça Ivone Silva.

Em março deste ano, um ofício foi encaminhado ao governo federal cobrando a inclusão e alertando sobre o alto risco de contágio no ambiente de trabalho nas agências, tanto para os trabalhadores de bancos como para a população que utiliza os serviços bancários.

No primeiro trimestre de 2020, relata o sindicato, a média mensal de óbitos na categoria era de 18,33 vidas. Já, no acumulado de três meses, entre fevereiro e abril de 2021, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas. O agravamento da pandemia no país levou ao crescimento de 176,4% nas mortes. Os dados são de levantamento feito pelo Dieese a partir do Novo Caged. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados não especifica as causas das mortes. Mesmo assim, é possível deduzir que esse aumento está relacionado aos óbitos de bancários por covid-19.