Campanha salarial

Metalúrgicos entregam pauta por reajuste e defendem contratação apenas de vacinados

Sindicatos da categoria filiados à CUT em São Paulo avaliam que empresas têm condições de oferecer um reajuste satisfatório, ainda mais com a inflação em alta

Paulo César Rocha
Paulo César Rocha
Tira do cartunista Pecê, que durante anos trabalhou no jornal 'Tribuna Metalúrgica', do sindicato da categoria no ABC: mobilização

São Paulo – Reunidos na federação estadual da categoria (FEM), os 14 sindicatos de metalúrgicos ligados à CUT em São Paulo formalizaram ontem (29) o início da campanha salarial ao entregar a pauta de reivindicações às bancadas patronais. Com data-base em 1º de setembro, os metalúrgicos avaliam que as condições econômicas permitem conquistar um reajuste salarial razoável. Uma novidade na campanha é o item que pede contratação apenas de metalúrgicos vacinados contra a covid-19.

A FEM-CUT chegou a exibir aos negociadores empresariais um vídeo com informações sobre resultados positivos do setor. Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, a ideia foi demonstrar à bancada patronal que os metalúrgicos estão acompanhando o que se passa na economia. “Deixamos bem evidente que há condições de buscar um bom aumento salarial”, afirma. A negociação é feita por blocos econômicos. As montadoras têm negociação à parte, por região.

Salário e inflação

Ele destacou também a alta da inflação, particularmente em produtos básicos. “É necessário que este ano os metalúrgicos tenham um bom reajuste salarial. Não dá para os metalúrgicos assistirem somente o preço dos itens de consumo subirem de forma absurda e não verem seus salários reajustados satisfatoriamente.”

“Difícil sempre é e já estamos acostumados. Mas hoje, por mais que ainda enfrentemos uma pandemia, o que se nota em diversos setores é que temos um início de retomada, com crescimento, inclusive, em alguns deles”, acrescentou o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges. “E os trabalhadores já perderam muito, tanto em salário como em direitos. É hora de termos a nossa retomada, da dignidade, do emprego, hora de repor o que o trabalhador foi perdendo ao longo destes anos.”

Contratação e vacina

Salário, vacina, emprego, direitos são alguns dos temas da campanha deste ano. A pauta inclui valorização dos acordos coletivos e política industrial com nacionalização de componentes máquinas e equipamentos. Os metalúrgicos propõem também uma cláusula por meio a qual, a partir de janeiro, as empresas só possam contratar pessoas vacinadas. Isso considerando que, pelo cronograma do governo estadual, toda a população adulta paulista estará imunizada até meados de setembro próximo. Caso esse calendário atrase, poderiam ser admitidos trabalhadores que estejam com vacinação agendada.


:: CUT lança campanha de solidariedade e denuncia sanções aos venezuelanos ::


“Gostaríamos de ter uma reposta ainda em julho sobre este tema para poder anunciar que as partes têm acordo”, diz Luizão. “Os metalúrgicos têm de assumir sua responsabilidade com a saúde das pessoas que convivem com eles, agindo de acordo com o que diz a ciência.”