Impasse

Metroviários de SP podem entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta

Trabalhadores afirmam que governo Doria quer impor mais um ano de reajuste zero nos salários e retirar direitos como adicional de férias, noturno e gratificação por tempo de serviço

Paulo Iannone/ Sindicato dos Metroviários
Paulo Iannone/ Sindicato dos Metroviários
Trabalhadores já acumulam quase 10% de perda salarial em dois anos

São Paulo – Uma greve dos metroviários de São Paulo, por tempo indeterminado, está marcada para começar à 0h desta quarta-feira (12). O movimento foi aprovado por 90% de assembleia virtual realizada entre os dias 4 e 5 de maio. O motivo é a rejeição da proposta de renovação do acordo coletivo de trabalho apresentada pela empresa sob o comando do governador João Doria (PSDB). Uma nova assembleia será realizada no final da tarde desta terça (11) para confirmar ou não a paralização.

De acordo com Wagner Fajardo, coordenador do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a proposta levada à mesa não prevê reajuste salarial para os trabalhadores. A categoria já ficou sem aumento nos dois últimos anos e, por isso, reivindica a reposição das perdas acumuladas no período, já em 9,72% pelo IPC-Fipe. Cobram também o pagamento dos 50% em aberto da Participação nos Resultados (PR) de 2019, que deveriam ter sido creditados ano passado. “Além disso, estamos querendo a negociação da PR de 2020”. Falta ainda o acerto de valores devidos nos chamados steps, uma movimentação horizontal na carreira acrescida no salário.

Retirada de direitos

“O Metrô, desde o início da campanha, praticamente não negociou”, diz Fajardo. Ele conta que na última reunião, realizada na sexta-feira (7), a direção da empresa até retirou da proposta de renovação do acordo coletivo cláusulas como adicional de férias, adicional noturno e gratificação por tempo de serviço. “São itens bastante caros para a categoria.” A data-base é 1º de maio.

A questão está no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), que faria uma audiência virtual ainda na tarde desta terça e é o resultado dessa reunião que será levado à assembleia do final do dia para confirmar ou não a greve dos metroviários. Horas antes, pela manhã, os trabalhadores fizeram um ato em frente ao Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no bairro do Paraíso, na capital paulista.

Leia também


Leia também


Últimas notícias