Fôlego

Metalúrgicos do ABC buscam alternativas para manter fábrica da Kostal em São Bernardo

Trabalhadores ganharam prazo até 30 de setembro. Unidade tem aproximadamente 300 funcionários

Adonis Guerra/SMABC
Adonis Guerra/SMABC
Na semana passada, trabalhadores fizeram passeata no entorno da fábrica para chamar a atenção da sociedade e reabrir negociação com a empresa

São Paulo – A decisão sobre permanência ou fechamento da fábrica da Kostal, em São Bernardo do Campo, foi adiada para 30 de setembro. Até lá, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC continuará discutindo alternativas com a empresa de autopeças, que tem aproximadamente 300 funcionários na unidade.

Dias atrás, a Kostal, de origem alemã, anunciou a decisão de fechar a fábrica de São Bernardo, inaugurada em 1978. Desde então, os trabalhadores se mobilizam e já organizaram inclusive uma parada na produção. Na última quarta-feira (10), depois de assembleia, eles fizeram passeata pelo entorno da unidade, localizado no bairro da Pauliceia.

Também na semana passada, o secretário-geral do IndustriALL (sindicato global de trabalhadores na indústria), Valter Sanches, encaminhou mensagem à Kostal, pedindo que reveja sua posição. “Instamos a empresa a reconsiderar a sua decisão unilateral e retomar as discussões com o Sindicato para encontrar em conjunto formas alternativas de viabilizar a planta, incluindo a reconversão industrial durante esta pandemia, e assim manter todos os postos de trabalho”, disse Sanches, ex-diretor do sindicato do ABC.

Ele informou ainda já ter feito contato com o Ig Metall, o sindicato dos metalúrgicos alemães, para que procure a matriz da Kostal. A produção foi retomada nesta segunda-feira (15).

.