PARA NÃO ESQUECER

Fenae registra em livro meio século de história dos trabalhadores da Caixa

O lançamento de ‘Tijolo por tijolo’ será realizado em Brasília. Sete capítulos abordam democracia e cidadania com a luta em defesa do banco público

Reprodução
Reprodução
MP 995 autoriza a vender partes da Caixa. Fatiamento provocaria desvalorização frente ao mercado, além de ser ilegal

São Paulo – A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) lança nesta quinta-feira (30), em Brasília o livro Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa. Trata-se da primeiro livro que registra a trajetória de mobilizações dos empregados do banco. A obra valoriza o investimento no resgate da memória viva de 48 anos de união, lutas e conquistas por uma Caixa pública.

A publicação aborda a relação entre desenvolvimento, distribuição de renda e inclusão social, tema que para a Fenae, na condição de protagonista desde 29 de maio de 1971, quando foi fundada, responde pela defesa do caráter público da Caixa Econômica Federal e pelo respeito aos direitos dos trabalhadores. O resultado é uma detalhada e certeira exposição dos mecanismos que levaram os empregados da Caixa a deflagrar movimentos nacionais fortes, amplos e unificados nas últimas cinco décadas.

Dividida em sete capítulos, com prefácio de Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, e posfácio do conhecido sociólogo Jessé Souza, a obra cruza a saga nacional do Estado Democrático de Direito como mediador confiável do destino da sociedade e de seu desenvolvimento com a própria trajetória da Fenae e engajamentos individuais e coletivos de milhares de empregados do único banco 100% público do país. Os redatores são três jornalistas cariocas: Aydano André Motta, Luciano Dias e Lucila Soares, com a colaboração direta e indireta de muitas pessoas. O título é resultado da parceria da Fenae com o Selo Perfil/Verso Brasil Editora.

O livro revela o que muita gente já sabe, mas carece de mais informação: o lado dos trabalhadores não combina com choque de gestão, arrocho fiscal, alta dos juros e venda do patrimônio público para a iniciativa privada. Do caminho da luta contra o retrocesso, que envolve o cotidiano de muitos bancários e bancárias, surge a sabedoria de uma Caixa pública, social e forte. Isso está diretamente relacionado ao fato de que, para tornar-se sustentável, o Brasil precisa ser economicamente viável, socialmente justo, culturalmente ousado e ecologicamente correto.

O livro Tijolo por tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa funciona como uma espécie de guia preliminar de um movimento de trabalhadores que não é algo linear, mas atua de dois modos: gradualmente e subitamente. O foco, como sempre, é a mobilização em defesa da Caixa e de seus trabalhadores, aliada a uma política de fortalecimento das Associações de Pessoal da Caixa (Apcefs).

Mais do que um evento local, o lançamento do livro no Distrito Federal será seguido por iguais iniciativas em outros estados, sempre em parceria com as Apcefs nas diversas regiões do país. A proposta é de uma obra que não esconde sua veia militante e de compromisso com a Caixa pública e social, baseada na reflexão crítica, na resistência e na construção de alternativas.

Serviço

Lançamento do livro Tijolo por tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa;

Data: Dia 30 de janeiro de 2020;

Horário: A partir das 19 horas;

Local: Sede social da Apcef/DF: SCEN Trecho 3 – Conjunto 3 – Lote 2A/2B – Brasília.