EVENTO INTERNACIONAL

Trabalhadores no transporte debatem defesa de direitos na América Latina e Caribe

Congresso no interior paulista reunirá cerca de 200 dirigentes de sindicatos para unificar a luta frente aos ataques de governos conservadores

Sumaia Villela Agência Brasil/EBC
Sumaia Villela Agência Brasil/EBC
Transporte rodoviário estará representado no Congresso: durante três dias, os trabalhadores em transportes irão construir um plano de atividades

São Paulo – Trabalhadores em transportes na América Latina e no Caribe terão uma oportunidade nesta semana para debater os problemas que atingem o mundo do trabalho com a ascensão de governos conservadores e de inspiração neoliberal, como ocorre no Brasil com o governo Bolsonaro.

De amanhã (26) até sábado (28), ocorre em Sorocaba, interior paulista, o 2º Congresso Regional da América pela Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (Futac). São esperados cerca de 200 dirigentes dos modais rodoviário/condutores portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, moto-taxista/fretamento, cargas e aéreo, do Brasil e dos países vizinhos.

Durante três dias, os trabalhadores irão construir um plano de atividades, mobilizações e integração entre os países e também definirão pautas comuns sobre condições de trabalho, segurança e higiene, bem como elegerão a futura direção da Futac para o mandato 2019-2023.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), Paulo João Estausia, o Paulinho, esse intercâmbio é importante para traçar estratégias contra os ataques patronais e de governos de extrema-direita que vêm precarizando e retirando direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora.

Para o presidente da Futac, Ricardo Maldonato, assim como no Brasil, muitos países da América Latina têm sofrido com os ataques dos governo de extrema direita. “Em nossa região estão aniquilando os direitos trabalhistas, sociais e políticos. Cito como exemplos as reformas trabalhista e do sistema de pensões, que têm precarizado as relações de trabalho, com a flexibilidade trabalhista e a proibição ao direito de greve e de negociação coletiva. Por conta desse cenário temos um enfrentamento diário”, afirmou.

O 2º Congresso Regional da Futac conta com o apoio da Federação Sindical Mundial (FSM), da União do Transporte, Portos, Pesca e Comunicação (UIS) e das centrais CGTB, CTB, CUT, e Intersindical.

Confira a programação


Com informações da CNTTL

Leia também

Últimas notícias