No ABC

Metalúrgicos começam a discutir venda da fábrica da Ford

Empresa voltou a afirmar que há três interessados em comprar a unidade de São Bernardo. Na quinta-feira, sindicalistas se reúnem com o governador

Adonis Guerra/SMABC

Trabalhadores da Ford fazem assembleia nesta terça. Empresa tem de cumprir suas obrigações, diz sindicalista

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC abriu discussões com a Ford sobre a venda da fábrica de São Bernardo, que a montadora decidiu desativar até o fim do ano, conforme anunciado em fevereiro. “Vamos iniciar um processo de negociação que pode ser longo, nossas conversas com a direção podem ir até o final de abril”, afirmou o coordenador do Comitê Sindical, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba. “Temos toda uma negociação que precisa ser feita e não pode ser do dia para a noite. Não vamos fechar nada com pressa, queremos fazer tudo certo”, acrescentou, durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (26).

Durante o dia, representantes dos metalúrgicos e da empresa vão se reunir para organizar um calendário de negociação. Será realizada nova assembleia para avaliar o andamento das conversas. A Ford voltou a informar que há três interessados na fábrica – a discussão estaria mais avançada com um deles.

“A Ford não passou nomes, mas nos disse que deve levar de seis a oito semanas para resolver qualquer negociação de compra”, disse Paraíba. “Vamos querer acompanhar, saber qual tamanho da empresa que vai adquirir e do negócio que pretendem manter aqui. Se vai ficar a produção de caminhões e de carros, se será só caminhões, só carro, pois disso depende a mão de obra.” Com aproximadamente 4.330 funcionários, incluindo 1.500 terceirizados, a unidade produz caminhões e um modelo do Fiesta.

“É preciso tirar um calendário de negociações com a Ford e acompanhar o processo de compra”, reforçou o ex-presidente do sindicato Rafael Marques, funcionário da empresa e atual presidente do instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID). “Se tiver um novo comprador, é um novo contrato, por isso temos de acompanhar esse processo. E a Ford tem uma responsabilidade conosco, vamos cobrar. Ela vai ter de cumprir com suas obrigações em relação aos trabalhadores”, lembrou Rafael.

Na próxima quinta-feira (28), às 18h, sindicalistas vão se reunir com o governador paulista, João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes. 

Leia mais:

Leia também

Últimas notícias