Por cumprir papel

Grupo Santander processa associação por mover ações trabalhistas contra banco

Instituição financeira alega que medidas da Afubesp têm prejudicado imagem do grupo. Associação entende processo como 'cerceador dos direitos trabalhistas'

Sindicato dos Bancários CUT/Reprodução

Afubesp afirma que questionará ações do banco Santander e cobrará o porquê das medidas contra a entidade

São Paulo – A Associação dos Funcionários do Grupo Santander/Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp) está sendo processada pelo Santander. A instituição financeira alega que a entidade, responsável pela defesa dos empregos e direitos dos funcionários, demanda muitas ações contra o grupo e isso estaria prejudicando a imagem do banco.

A notícia, que chegou nesta terça-feira (5), surpreendeu os dirigentes da entidade, segundo reportagem da Rádio Brasil Atual. Em entrevista ao repórter Cosmo Silva, o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes dos Santos, afirmou que as ações da instituição bancária contra a entidade “têm claro objetivo de cercear os direitos dos trabalhadores”.

De acordo com Camilo, a Afubesp irá questionar as cinco ações do Santander, promovidas em meio ao andamento de um processo de negociação com o banco. “A gente entra com ação coletiva, representando quem está na ativa e os associados, que são aposentados e têm mais dificuldade financeira, e nós vamos garantir o nosso direito”, afirma o presidente.

Ouça a reportagem: