Acidente Replan

Comissão interna da Petrobras investigará as causas da explosão em refinaria

Sindicato acompanha os trabalhos de apuração do acidente na Replan, no interior de São Paulo

Fernando Frazão EBC/Reprodução

Para o coordenador Gustavo Marsaioli, acidente é resultado da redução de infraestrutura

São Paulo – As investigações para apurar as causas do acidente na Refinaria de Paulínia (Replan), localizada no interior de São Paulo, têm início nesta terça-feira (21), segundo o coordenador da Regional Campinas e secretário de comunicação do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro), Gustavo Marsaioli.

Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, Marsaioli afirmou que um diretor do sindicato foi indicado para acompanhar a comissão interna que investiga a explosão ocorrida na madrugada desta segunda-feira. “Nos preocupa muito esses acidentes acontecendo porque, quem estuda estatísticas ou está na área de segurança do trabalho, sabe que isso é um sinal de acidentes maiores se aproximando”, analisa o coordenador.

Apesar do “potencial de dano” apontado por Marsaioli, por ora o abastecimento de combustível não será prejudicado. Isso porque, segundo o coordenador, também há outras refinarias no estado ociosas, muito por conta da política de importação que vem sendo privilegiada pelo governo brasileiro.  

Crítico à medida por elevar os preços aos consumidores e promover o enfraquecimento da Petrobras, Marsaioli ressalta esse processo e o acidente, como consequência dos ataques à empresa estatal. “Nós estamos sofrendo uma série de ataques há alguns anos, muito marcado pelo início da Lava Jato. E, recentemente, foi reduzido o efetivo operacional sem diálogo com os sindicatos, entre uma série de arbitrariedades. No ano passado, também teve um acidente com alto potencial”, afirma.

Ouça a entrevista completa:

Leia também

Últimas notícias