Campanha salarial

Reunião entre bancários e Fenaban é suspensa e continua nesta sexta-feira

Categoria cobra avanço sobre proposta que prevê aumento real de 0,5%. Já houve recuo em intenção de reduzir PLR de bancárias em licença-maternidade

Júlio César Costa/Contraf-CUT

Nona rodada de negociação entre representantes dos bancários e dos bancos

São Paulo – A rodada de negociação, a nona, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), iniciada nesta quinta-feira (23), não foi concluída. Os representantes dos trabalhadores cobraram melhoria no índice de aumento real a ser apresentado aos bancários e os representantes da Fenaban pediram uma pausa para consultar os bancos. A reunião será retomada nesta sexta pela manhã.

Anteriormente, os bancos haviam proposto apenas reajuste com base na variação do INPC-IBGE acumulado. Depois, ofereceram 0,5% de aumento real, mas mexendo em cláusulas da convenção coletiva. Os bancários têm data-base em 1º de setembro.

Na primeira parte da reunião, os negociadores da Fenaban recuaram na proposta de retirar o pagamento integral da participação nos lucros ou resultados (PLR) para trabalhadoras em licença-maternidade. Essa intenção, manifestada na rodada de terça-feira, foi criticada pelos sindicalistas. Também foram mantidas as cláusulas sobre pagamento de salário substituto e adicionais de insalubridade e periculosidade. 

Os acordos específicos de Banco do Brasil e da Caixa Federal serão debatidos assim que for concluída essa fase de negociações com a federação dos bancos.