Disputa

Chapa da situação vence eleição dos metalúrgicos em São José dos Campos

Apuração foi realizada hoje. Grupo vencedor teve 65% dos votos

Tanda Melo/Sind. Met. SJC

Weller (à esquerda) comemora vitória na eleição ao lado de Macapá, atual presidente

São Paulo – A Chapa 1, de situação, venceu a eleição para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, interior paulista. Com 65% dos votos válidos, a chapa é vinculada à CSP-Conlutas, à qual o sindicato é filiado desde 2004. A 2 era ligada à CUT. A entidade será presidida por Weller Gonçalves, de 31 anos, funcionário da JC Hitachi. A posse deverá ocorrer em maio.

A apuração foi realizada na manhã desta quinta-feira (1º). Dos 7.063 votos válidos, 4.590 foram para a Chapa 1 e 2.473, para a 2. Foram registrados 109 votos em branco e 131 nulos. A votação foi realizada nos dois dias anteriores. A base inclui 40 mil trabalhadores de São José e mais quatro cidades (Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá), sendo 15 mil sindicalizados, 10 mil da ativa e 5 mil aposentados. São aproximadamente 1.200 fábricas, entre as quais General Motors, Embraer, Chery, Avibras e Gerdau. 

Metalúrgico há 13 anos, Weller é diretor do sindicato desde 2015. Está na JC Hitachi há quatro anos. O vice será Renato Almeida, da GM, atual secretário-geral. Esse cargo passa para Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, atual presidente e também funcionário da montadora. No total, a chapa é formada por 41 integrantes de 17 fábricas.