São Paulo

TRT limita greve dos metroviários marcada para quinta-feira

Tribunal fixa efetivos mínimos para funcionamento da operação. Trabalhadores ameaçam parar contra privatização da Linha 5

Sind. Metroviários SP

Protesto na estação Sé contra a terceirização, no ano passado: trabalhadores ameaçam parar

São Paulo – Procedimento habitual em véspera de paralisação, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) concedeu liminar, parcialmente, limitando a greve dos metroviários de São Paulo marcada para esta quinta-feira (18). A liminar foi pedida pela Companhia do Metropolitano (Metrô).

Os trabalhadores decidiram interromper as atividades por 24 horas, a partir de zero hora de quinta, contra o processo de privatização da companhia, a terceirização das bilheterias e o aumento das tarifas. Amanhã (17), eles farão assembleia para confirmar a paralisação e, nesse caso, preparar o movimento.

Na sexta (19), o Sindicato dos Metroviários fará um ato público a partir das 14h diante da Bolsa de Valores, na região central de São Paulo. O governo paulista marcou para esse dia o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro – a licitação chegou a ser suspensa pelo Tribunal de Contas. Na semana passada, os trabalhadores denunciaram que o processo é “direcionado” pela empresa.

Pela decisão do desembargador Carlos Roberto Husek, do TRT, 80% da frota deverá circular nos chamados horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h). Nos demais, 60%. Ele ficou multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.