contra a lógica privatista

‘Bancos públicos são ferramentas de distribuição de renda e oportunidades’

'As pessoas sabem que banco privado empresta dinheiro para quem já tem dinheiro. Já os bancos públicos atuam nos grotões levando investimento', diz presidente da Contraf-CUT

reprodução;ebc

Participantes da audiência argumentaram que quem atende à população nas periferias são os bancos públicos

São Paulo – Trabalhadores e representantes de sindicatos e movimentos sociais realizaram, na noite dessa quarta-feira (18), uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de São Paulo. O tema do debate foi a importância dos bancos públicos e suas relevâncias para a implantação de políticas sociais no país. O encontro foi realizado a partir de uma solicitação do vereador Antonio Donato (PT) e presidido pelo também petista Alfredinho.

A iniciativa vem a pedido do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e é a quarta reunião com essa finalidade, depois encontros realizados em Embu das Artes, Carapicuíba e Barueri, na Grande São Paulo. Entidades da categoria têm orientado a realização de audiência como essas em várias regiões do país.

“Moro na região de Interlagos e percebi, nos últimos meses, que duas agências da Caixa foram fechadas e mais uma outra do Banco do Brasil. Estão desmontando essas estruturas em todo o Brasil (…) Tenho uma sobrinha que trabalha em um banco público, no Piauí. Durante o governo Lula, ela saía para levar propostas de empréstimos para pequenos agricultores no meio da roça. Banco privado não faz isso”, disse Alfredinho.

A presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, afirmou que “bancos privados se concentram onde está o grande capital. No centro, na Avenida Paulista. Agora, nas periferias, o que você vê são os bancos públicos que atendem dignamente à população. Precisamos sim de bancos públicos”.

“Estamos levantando este debate pelo país todo. É importante conversar com toda a população para dizer o que a mídia não diz. Isso porque ninguém recebe essas informações pela mídia. O que você vê é que empresa pública não presta, então tem que privatizar. Dizem isso o tempo todo. Cortam funcionários, fecham agências, justamente para dizer que tem que privatizar. Mas sabemos o tipo de tratamento que os bancos privados dão para a população mais pobre: nem entram, nem passam pela porta giratória”, completou Ivone.

Comunidade se mobiliza em defesa de agência da Caixa

Preocupados com o fechamento da única agência da Caixa do Jardim Camargo Novo, na zona Leste de São Paulo, a população local participa de movimento envolvendo entidades da região, Sindicato dos Bancários e escolas. As atividades em defesa da Caixa incluem a coleta de abaixo-assinado e protesto marcado para o dia 23 de outubro, em frente à agência localizada na Avenida Academia de São Paulo, 310. Assista a vídeo da TV dos Bancários.

Contra a retórica difundida na opinião pública de que o privado funciona melhor, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto von der Osten, disse que “são 180 países que têm bancos públicos. Então, tem que dizer que esses 180 países estão equivocados. Mas não dizem que, nas crises, nas dificuldades e no desenvolvimento, todos os polos utilizam de ferramentas públicas de distribuição de renda e oportunidades”.

“O que está sendo dito para privatizar os bancos públicos são mentiras”, acrescenta. “Nossa campanha diz que o público é para todos e o privado para poucos. Cada um dos bancos, privados e públicos, tem um espaço no sistema financeiro. Nossa defesa não é corporativista, mas também estamos defendendo os empregos. Os empregados de bancos públicos são metade dos trabalhadores do sistema.”

O dirigente criticou a “opção do Brasil em não fomentar o desenvolvimento”. Para o sindicalista, problema ainda maior é que tal decisão não passa pelo crivo popular. “Curiosamente, esses governos que dizem defender o capital e combater comunistas e ‘petralhas’ estão vendendo ativos brasileiros para bancos públicos da China, um Estado comunista.”

“As pessoas têm que saber que o que move um banco privado é rentabilidade, liquidez, risco e consentimento de juros escabrosos. As pessoas sabem que banco privado empresta dinheiro para quem já tem dinheiro. Já os bancos públicos atuam nos grotões levando investimento, 70% dos alimentos na mesa do trabalhador são produzidos por meio de programas de bancos públicos. Habitação de baixa renda é feita por banco público. Querem acabar com isso”, completou.

“O banco público é nosso, um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou a vereadora Juliana Cardoso (PT). “Muitas pessoas estão buscando entender a relação dos bancos públicos com a questão de alimentação, habitação, tudo que eles desenvolvem na sociedade”, disse.

“Tem também a relação dos próprios funcionários. Temos um alto desemprego e eles querem privatizar para reduzir o quadro pessoal. Estão colocando em cima dos trabalhadores uma enorme sobrecarga e fazendo isso agora para mostrar que os bancos não funcionam, como se tivesse que privatizar para poder funcionar. Sabemos que isso é mentira”, finalizou a petista.

Leia também

Últimas notícias