Definição

Projeto de reforma trabalhista chega à reta final no Senado

Mesmo com o presidente acuado, base governista quer acelerar a votação do texto. Oposição, com apoio de Renan, tenta adiamento. Sindicalistas fazem pressão

cc wikimedia

São Paulo – Depois de seis meses de tramitação, incluindo a Câmara, o projeto de lei de “reforma” trabalhista (PL 6.787 naquela Casa e agora PLC 38) chega à reta final no Senado, cuja Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) se reúne hoje (28) para votação do texto – a sessão está marcada para as 10h. O governo tenta apressar a aprovação, mesmo com o presidente da República acuado. Com apoio do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), a oposição busca adiar a votação. Desde cedo, representantes das centrais sindicais estão em vigília em Brasília, para tentar convencer senadores a não apoiar o projeto.

Na sessão de ontem, Renan defendeu que a data mude para a semana que vem. Ele afirmou que o governo não pode obrigar o Senado a votar “da noite para o dia”, criticando o conteúdo do projeto e criticando Michel Temer. Para o líder, o PMDB não pode continuar dando sustentação a um governo “que não tem credibilidade”.

“O governo que está aí não tem condições de propor reformas para o país. O erro de Temer foi achar que poderia governar o Brasil influenciado por um presidiário de Curitiba”, declarou, referindo-se ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ainda no plenário, o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que efetivar a votação seria “apequenar o papel do Senado”. Durante audiência pública na CCJ, repetiu que o governo Temer “acabou”.

Já o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), declarou que o Planalto fará “ajustes” no projeto, por meio de veto ou medida provisória, conforme discutido com parte dos senadores. “Temos um acordo. Vamos votar amanhã (hoje). A partir daí, é com o presidente Eunício”, disse, citando o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), responsável pela definição da pauta. 

Ao mesmo tempo em que considera a reforma de interesse do país, o relator do projeto nas comissões de Assuntos Econômicos e Assuntos Sociais, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), disse considerar “insustentável” a posição do governo. Mas o líder de seu partido, Paulo Bauer (SC), reafirmou apoio a Temer e acrescentou que o projeto ajudará a criar empregos. “Não podemos esperar.”

 

Leia também

Últimas notícias