Amplo apoio

Petroleiros aderem à greve geral e param atividades em todo o Brasil

Segundo a FUP, 11 refinarias estão sem troca de turno, além de plataformas de exploração e produção de petróleo e usinas termelétricas

fup

Além de resistir a retirada de direitos, petroleiros alertam para o desmonte da Petrobras

São Paulo – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nota no começo da tarde desta sexta-feira (28) para afirmar que a greve no sistema Petrobras tem “adesão total dos trabalhadores de norte a sul do país”. Segundo a entidade, desde a madrugada os ônibus fretados pela empresa estão chegando vazios às refinarias e terminais. “A paralisação é de 24 horas e teve início à zero hora em diversas unidades operacionais, com novas adesões hoje pela manhã”, afirma a entidade.

As 11 refinarias nas bases bases da FUP estão sem troca de turno, assim como terminais da Transpetro, usinas de biodiesel, termoelétricas, fábricas de fertilizantes da Bahia e do Paraná, plataformas da Bacia de Campos, do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte e campos de produção terrestre do Nordeste do país e norte capixaba.

No Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, a FUP informa que trabalhadores de 30 plataformas interromperam suas atividades e a produção está nas mãos dos gerentes. “Só estão realizando procedimentos essenciais para garantir a segurança nas unidades”, diz a entidade.

“A participação da categoria na paralisação desta sexta-feira reflete os resultados das assembleias, onde mais de 90% dos petroleiros aprovaram a adesão à greve geral, deixando claro que não permitirão o desmonte que o governo ilegítimo de Michel Temer vem promovendo no pais.”