Eleição

Metalúrgicos do ABC elegem nova direção nesta semana

Candidato único a presidente é Wagner Santana, funcionário da Volkswagen

REPRODUÇÃO/SMABC

Há apenas uma chapa inscrita, tendo à frente o atual secretário-geral da entidade, Wagner Santana

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC faz nesta terça e quarta-feira (18 e 19) a segunda fase da eleição de sua nova diretoria, para o triênio 2017/2029. Há apenas uma chapa inscrita, tendo à frente o atual secretário-geral da entidade, Wagner Santana, conhecido como Wagnão, 55 anos, funcionário da Volkswagen de São Bernardo do Campo desde novembro de 1984. O atual presidente é Rafael Marques, trabalhador na Ford.

Na primeira etapa da eleição, em março, foram escolhidos 234 dirigentes para compor 77 comitês sindicais de empresa (CSEs), além do comitê dos aposentados (CSA) –  em cinco empresas, havia chapa 2 e nas demais, apenas uma chapa. Também foi definida a diretoria plena do sindicato. Agora, serão eleitos, entre os votados no primeiro turno, os 27 integrantes da direção executiva e os seis do conselho fiscal (entre titulares e suplentes). A posse está marcada para 19 de julho.

O modelo de comitês sindicais foi criado em 1999. Segue princípio da entidade pelo fortalecimento da atuação nos locais de trabalho. No primeiro turno, compareceram 19.576 trabalhadores, de um total de 28.046 eleitores aptos, com 93% de votos válidos.