cooperativismo

Unisol Brasil discute os rumos da economia solidária em São Paulo

Perspectivas para o setor frente a cenário de ataques a direitos pelo governo Temer são a principal pauta de encontros com a participação da central de empreendimentos solidários

reprodução/TVT

Durante os encontros, trabalhadores também expõem produtos da economia solidária

São Paulo – A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) promove, desde a última segunda-feira (27), em São Paulo, o Encontro Nacional da Economia Solidária. Entre os assuntos abordados estão o retrocesso dos direitos dos trabalhadores e as diretrizes do setor para os próximos dois anos.

A economia solidária envolve setores como metalurgia, alimentação, agricultura familiar e artesanato. A troca de experiência entre os participantes é um dos destaques do encontro. 

Na sequência, nesta quinta-feira (30) a Unisol Brasil participa do 2º Encontro Internacional de Centrais de Cooperativas e Sindicais da América Latina, promovido pela CICOPA Américas, braço da Organização Internacional das Cooperativas. O encontro deve reunir 14 centrais de países da América Latina e do Canadá.

O cooperativismo solidário está necessariamente ligado ao desenvolvimento social e econômico. Consegue abordar outras pautas com a ótica do trabalho”, afirma Isadora Candian dos Santos, tesoureira da Unisol Brasil, em entrevista à repórter Soraia Fessel, para o Seu Jornal, da TVT

O presidente da Unisol Brasil, Leonardo Pinho, afirma que a proposta de reforma da Previdência do governo Temer ataca os direitos dos trabalhadores e rompe com acordos internacionais do qual o Brasil é signatário.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que participou do encontro, defendeu o fortalecimento da economia solidária no Brasil e também denunciou retrocessos promovidos pelo governo Temer no setor. “A economia solidária vive dificuldades porque contava com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, que foi praticamente desmantelada por esse governo golpista.”

O Encontro Nacional da Economia Solidária e o 2º Encontro Internacional de Centrais de Cooperativas e Sindicais da América Latina são abertos ao público e ocorrem no Braston Hotel, que fica na Rua Martins Fontes, 330, Consolação, centro de São Paulo. Mais informações em www.unisolbrasil.org.br.

Leia também

Últimas notícias