críticas

Lula sobre a terceirização: ‘É mentira que criará empregos ou aumentará o salário’

Ex-presidente grava vídeo e afirma que a PL 4.302 levará o país de volta ao período anterior à criação da CLT

PT/REPRODUÇÃO

‘Eu não me conformo de ver o cinismo dessa gente que aprovou a terceirização’, diz Lula

São Paulo – Em video publicado pelo PT, ontem (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a Projeto de Lei 4.302, que libera a terceirização irrestrita de trabalhadores em qualquer nível das empresas e que foi aprovado pela Câmara no último dia 22. “Eu não me conformo de ver o cinismo dessa gente que aprovou a terceirização, quase que levando os trabalhadores a ficar sem nenhum direito”, diz Lula.

O ex-presidente afirma que as propagandas mentem ao dizer que a terceirização criará empregos ou que trabalhadores ganharão mais. “Não há exemplos no mundo de que a terceirização melhorou. Ela vai precarizar as condições de trabalho. Você não pode aceitar retroceder 60, 70 anos atrás”, criticou. Ele acrescenta que durantes as crises, o povo trabalhador é quem paga a conta”. 

Lula também lembrou da importância da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), promulgada em 1º de maio de 1943, e diz que a PL levará o país ao período anterior à sua criação “Era uma vida de quase escravo, a do trabalhador. Não tinha jornada de trabalho consolidada, os empresários achavam que férias prolongadas era ócio. Agora, com a lei de terceirização, estão levando o Brasil ao passado.”

Contra a agenda do governo Temer que retira direitos, como os projetos de reforma trabalhista e da Previdência, centrais sindicais e movimentos sociais que integram as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo saem às ruas, em todo o Brasil, nesta sexta-feira (31). Confira a programação das manifestações

Assista na íntegra à crítica de Lula ao projeto de terceirização generalizada: