Gestão João Doria

Remoção de servidores sinaliza desmonte da Secretaria do Meio Ambiente

Secretário Gilberto Natalini (PV) começa gestão eliminando 60 cargos de analistas ambientais que planejam, auditam e executam ações em educação, proteção e licenciamento ambiental

Arquivo/PMSP

Jardim da Luz, no centro, é uma das áreas públicas em risco com mudanças na gestão do meio ambiente

São Paulo – A portaria 001 da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), assinada pelo secretário Gilberto Natalini (PV) e publicada na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município, é uma ameça não só aos cerca de 60 analistas ambientais que deverão ser removidos como para as políticas para o setor na capital paulista. A avaliação é do dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo (Sindsep) João Gabriel Buonavita.

“Se a medida não for revogada, como querem os servidores, estão em risco a continuidade de programas e até mesmo de setores dentro da secretaria. Esses trabalhadores, em número insuficiente, atuam em questões estratégicas dentro da proteção do meio ambiente, o que afeta diretamente a vida das pessoas”, disse.

Entre as atribuições dos analistas ambientais estão o planejamento, gestão, auditoria, licenciamento, monitoramento e proteção ambiental, o que inclui programas e ações de conservação de espécies e ecossistemas, como manejo, proteção e preservação, além da atuação em políticas, projetos e programas que promovam a qualidade socioambiental, difusão de tecnologias, elaboração de pesquisas e inventário do meio ambiente. São ações que promovem a qualidade socioambiental.

Segundo o dirigente, a decisão, que não foi debatida e pegou todos de surpresa no retorno das festas de fim de ano, é preocupante por ser a primeira de muitas que podem dar início ao desmonte da pasta. “A defesa do meio ambiente não é prioridade dentro dessa gestão porque vai contra os interesses do grande capital, interesses imobiliários. A secretaria é um entrave para interesses relacionados a esse governo.”

Depois de ocuparem na tarde de ontem o gabinete, os servidores tiveram a promessa de um encontro com a presença do gestor na tarde de hoje (5). Eles querem a revogação da portaria e a abertura de diálogo entre o novo secretário e os profissionais e especialistas que atuam na pasra.

De acordo com o Sindsep, a carreira de analista ambiental é a mais nova dentro da estrutura de recursos humanos na capital paulista. Esses servidores são também os mais bem preparados, já que um dos pré-requisitos do concurso é que o candidato tenha cursado pós-graduação. A maioria dos analistas, conforme Buonavita, tem mestrado e doutorado.

Ouça na Rádio Brasil Atual: privatização de parques por trás da remoção arbitrária em secretaria