Campanhas salariais

Aeroviários e aeronautas fecham acordo com reajuste pela inflação

Proposta foi aprovada ontem em assembleias

fentac/cut

Várias assembleias foram realizadas na base para avaliação da proposta patronal

São Paulo – Aeroviários e aeronautas na base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) da CUT fecharam acordo que prevê reajuste pela variação integral da inflação na data-base (1º de dezembro). Segundo a entidade, o acordo negociado com o sindicato patronal (Snea) foi aprovado quinta-feira (1º) em assembleias. A campanha abrange aproximadamente 70 mil empregados.

A parte econômica garante reposição pelo INPC-IBGE nos salários, pisos, diárias e em benefícios como vales refeição e alimentação. O índice de novembro, que completará os 12 meses anteriores à data-base, será conhecido na próxima sexta-feira (9). A Fentac estima que o INPC acumulado ficará em torno de 7,75%. Para aeroviários com salário acima de R$ 10 mil, haverá incorporação de um valor fixo.

“As empresas pegaram a carona da crise e a todo momento queriam jogar pra baixo a reposição da inflação e isso não aceitamos”, afirmou o presidente da federação, Sergio Dias.  A negociação assegurou também manutenção de todas as cláusulas sociais. “Na última rodada, ficamos seis horas negociando com as empresas, que queriam retroceder nas nossas conquistas. Não conquistamos o que queríamos, mas saímos com o sentimento de vitória”, acrescentou o dirigente. “Faz muitos anos que a nossa campanha não encerrava em dezembro).” A de 2015, por exemplo, terminou em fevereiro deste ano.