violência

Sindicato de trabalhadores rurais é incendiado no interior de Goiás

Sindicato avalia que a ação foi uma tentativa de intimidação pela atuação dos trabalhadores denunciando irregularidades do poder público local nos assentamentos e praticadas pelos empregadores

STTR

Incêndio destruiu equipamentos e documentos de 15 anos de atuação do sindicato em Goiás

São Paulo – Na madrugada de hoje (10), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cavalcante e Teresina de Goiás, no município de Cavalcante, no nordeste de Goiás, foi atacado e incendiado, causando a destruição de documentos de 15 anos de atuação da entidade e bens materiais, como impressora, computador, entre outros. O sindicato avalia que a ação foi uma tentativa de intimidação pela sua atuação denunciando irregularidades no poder público local, em assentamentos, e o descumprimento de leis trabalhistas pelos empregadores.

O secretário-geral do sindicato, Lucimar Rodrigues Araújo, informou que foi feito o Boletim de Ocorrência e a Polícia Militar já esteve no local. O local está sendo preservado, enquanto os trabalhadores aguardam a perícia da Polícia Civil. Segundo o dirigente, a organização nunca respondeu a qualquer ação judicial, trabalha de forma transparente e cumpre o seu papel de entidade sindical e de representação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

“E isso incomoda e deixam insatisfeitas muitas pessoas no nosso município. Ainda mais nesse cenário de falta de segurança em Cavalcante. Nos últimos meses, a violência aumentou e a população está amedrontada”, destacou Araújo.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e o sindicato exigiram providências para que os responsáveis pelo crime sejam condenados e indenizem a entidade pelos prejuízos. “Não vamos aceitar esse tipo de intimidação como forma de calar as nossas entidades. Vamos continuar a nossa luta”, disse Araújo. Ainda não há informações sobre os autores do incêndio.

Leia também

Últimas notícias