abc paulista

Após voluntariado, sindicato negocia layoff na Mercedes para evitar cortes

Sindicato chama para nova assembleia na quinta-feira (8), às 4h30, na porta da empresa. A ideia é encontrar com os funcionários do primeiro turno e construir um movimento de solidariedade

Edu Guimarães

Aroaldo: ‘O que nos resta é lutar para reverter essa situação e incluir o pessoal no layoff’

São Bernardo do Campo – A disposição de luta para manter os empregos na Mercedes-Benz está mantida entre os trabalhadores que foram ameaçados de demissão na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Em assembleia realizada na tarde de hoje (6), os funcionários sinalizaram manter as mobilizações junto ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para negociar a inclusão dos 372 excedentes que faltaram para atingir a meta de 1.400 adesões ao Plano de Demissão Voluntária (PDV), no layoff programado pela empresa.

“A empresa reitera que irá concluir as demissões informadas na última semana por telegrama. O que nos resta é lutar para reverter essa situação e incluir o pessoal no layoff, pois quem coloca 1.200 (trabalhadores) nesse regime pode colocar 1.600, e é isso o que garante o acordo firmado, além de estabilidade aos companheiros que permanecem na fábrica até dezembro de 2017”, disse o vice-presidente da entidade sindical Aroaldo Oliveira da Silva.

Para iniciar as mobilizações nesse sentido, o sindicato convocou os trabalhadores que receberam o telegrama e não aderiram ao plano, nem assinaram a rescisão entregue pela empresa para uma nova assembleia na quinta-feira (8), às 4h30, na porta da empresa. A ideia é encontrar com os funcionários do primeiro turno e construir um movimento de solidariedade entre os metalúrgicos.

Um dos funcionários, que preferiu não ser identificado, ressaltou a importância da mobilização. “Tem muita gente dentro da fábrica preocupada com reajuste de salário, enquanto o importante é manter o emprego. Hoje somos nós, mas amanhã podem ser eles aqui na nossa situação”, afirmou.

Adesões

O prazo para aderir ao PDV havia sido encerrado na tarde de ontem (5). Houve 1.028 interessados. No entanto, o sindicato comunicou que a empresa prorrogou novamente o prazo até amanhã (7) ao meio-dia.

Aos trabalhadores que receberam a rescisão do contrato, a orientação sindical é desconsiderar o documento e manter a mobilização. “Não garantimos nada a ninguém, mas a mobilização precisa ser feita, caso contrário, a luta está perdida”, disse o diretor do sindicato Moisés Selerges.

A Mercedes-Benz, por meio de assessoria de imprensa, não confirmou as informações do sindicato e informou que “o processo de fechamento do balanço do plano de demissões voluntárias está sendo concluído e novidades serão passadas ao longo da semana”.