reivindicações

Químicos entregam pauta da campanha salarial nesta quinta

Categoria reivindica reajuste de 14% e valorização do piso

QUÍMICOS ABC

‘As negociações nunca foram fáceis para os trabalhadores e este ano não será diferente’, diz Raimundo

ABCD Maior – Os trabalhadores do setor químico entregam pauta de reivindicações da campanha salarial ao setor patronal nesta quinta-feira (22). Os itens foram aprovados em assembleia na última sexta-feira (16), sendo os principais pontos o reajuste salarial de 14%, piso salarial de R$ 2 mil e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) mínima de dois pisos salariais.

“As negociações nunca foram fáceis para os trabalhadores e este ano não será diferente, principalmente porque estamos vivendo sob um golpe e precisamos reagir para mantermos nossos direitos e avançar nas conquistas”, afirmou Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, filiado à CUT.

A proposta colocada para apreciação e aprovada pelos trabalhadores foi elaborada conjuntamente pelos sindicatos da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico no Estado de São Paulo (Fetquim), entidade que coordenará a campanha salarial. Este ano, somente as cláusulas econômicas serão negociadas.

Fazem parte da Fetquim, além dos químicos do ABC, o Sindicato dos Químicos de São Paulo, Sindicato Químicos Unificados de Campinas, Osasco e Vinhedo e o Sindicato dos Químicos de Jundiaí, que juntos representam cerca de 180 mil trabalhadores.

Dia nacional de luta

A entrega da pauta nesta semana será no mesmo dia em que as centrais sindicais organizam mobilização para o Dia Nacional de Paralisação – Rumo à Greve Geral contra a retirada dos direitos e os retrocessos trabalhistas. Em São Paulo, haverá ato, a partir das 16h, com concentração no Masp, na avenida Paulista.

Leia também

Últimas notícias