retrocesso

Proposta da Petrobras ‘afronta’ trabalhadores. Resposta pode ser a greve

Empresa propõe reajuste de 4,97% a petroleiros, redução de jornada semanal com corte de salário e desvalorização da hora extra. Trabalhadores prometem 'resposta dura'

sindipetroalse

Retrocesso anunciado. Petrobras sob gestão Temer/Parente inicia campanha salarial com proposta de retirada de direitos conquistados pelas lutas dos trabalhadores

São Paulo – Reunião entre a direção da Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) terminou em total discordância entre as partes e indicações de que a categoria pode entrar em greve nos próximos dias. Segundo boletim divulgado pela FUP, a proposta para o Termo Aditivo do Acordo Coletivo que a Petrobras apresentou na sexta-feira (16) “é uma afronta aos petroleiros”. A FUP e seus sindicatos prometem anunciam que “darão uma resposta dura” à direção da empresa.

Além de voltar atrás na implantação do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017, fechado na mesa de negociação e aprovado pela categoria, os petroleiros relatam que “a empresa  apresenta proposta de congelamento do salário-base e da de redução da hora extra”, além da retirada de direitos conquistados em campanhas anteriores da categoria.

O boletim informa que conselho deliberativo da FUP se reúne segunda-feira (19), para discutir os rumos da atual campanha salarial, a partir da proposta de redução de direitos apresentada pela gestão de Pedro Parente, escolhido por Michel Temer.

“Nada vai garantir as nossas reivindicações, a manutenção do nosso salário, se não for a luta. A FUP e seus sindicatos darão uma resposta dura”, afirmou o coordenador da FUP, José Maria Rangel.

Na norma

Durante a reunião com a Petrobras, a FUP protocolou Termo de Ciência e Compromisso, cobrando da empresa o cumprimento integral de todos os padrões e procedimentos operacionais contidos nas Normas Regulamentadoras e em seus anexos, bem como os itens de Segurança Operacional da ANP – a medida visa barrar a precarização das condições de trabalho, a prática de assédio moral, abusos e exploração dos trabalhadores.

O documento destaca que “qualquer gestor da empresa que assediar, incitar ou persuadir qualquer empregado para o não cumprimento dos procedimentos, normas e padrões (…) serão denunciados por violação do código de ética do Sistema Petrobras e serão responsabilizados criminalmente por acidentes decorrentes”.

Veja aqui o documento

A FUP reivindica uma reposição da inflação (8,74% nos 12 meses até julho) e mais 5% de aumento real.

Acesse a íntegra da pauta de reivindicações dos trabalhadores

Os principais pontos da proposta “rebaixada” da Petrobras:

  • Reajuste de 4,97% para os trabalhadores com remuneração até R$ 9 mil ou um valor fixo de R$ 447,30 para os acima desse valor;
  • Redução da remuneração das horas extras de 100% para 50%;
  • Redução da jornada do administrativo de horário flexível, de 8 horas para 6 horas diárias, com redução de 25% da remuneração.

 

Leia a íntegra da proposta

FUP / divulgação
Trabalhadores e setor patronal em reunião de campanha salarial: proposta rebaixada

Leia também

Últimas notícias