defesa do emprego

Trabalhadores da Mercedes voltam a se reunir em assembleia amanhã

Reunião será às 7h na porta da fábrica em São Bernardo do Campo; durante ato de hoje, diretoria do sindicato recebeu comunicado da montadora para iniciar negociação frente às ameaças de demissões

Adonis Guerra

Cerca de 7.000 trabalhadores participaram do ato de hoje, que percorreu a rua Marechal Deodoro

São Paulo – Depois de realizarem assembleia hoje (17) na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, os trabalhadores da Mercedes-Benz voltam a se reunir amanhã (18), às 7h na porta da fábrica, para manter a mobilização contra a ameaça de 2.000 demissões na unidade.

Cerca de 7 mil trabalhadores, dos 9 mil que compõem o quadro da empresa, participaram da reunião. Durante o ato, que também percorreu a Rua Marechal Deodoro, importante ponto comercial do centro da cidade, a diretoria do sindicato recebeu comunicado da montadora para iniciar uma negociação nesta tarde, às 14h30.

Para um dos funcionários, que preferiu anonimato, a postura da empresa cria certo otimismo para que a atual situação seja revertida. “Para nós, o que resta é a esperança. Agora é ter fé de que algo bom pode ser construído e que nossos empregos sejam mantidos”, afirmou.

O presidente do sindicato, Rafael Marques, informou aos trabalhadores sobre a reunião com a empresa e convocou a nova assembleia de amanhã para retornar com um posicionamento e manter a unidade da categoria. “Vai ser uma reunião longa e amanhã vamos continuar a resistência”, disse.

Para o secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Valter Sanches, o movimento contra as demissões é fundamental para reaquecer a economia. “Estamos em passeata na Marechal porque é um local tradicional de compras da população e, se não temos emprego, não temos consumo e mais empregos são perdidos”, afirmou.

O ato de hoje foi organizado pela entidade sindical como reação à postura da empresa, que iniciou o envio de telegramas de demissão aos trabalhadores na última segunda-feira (15), no mesmo dia em que toda a fábrica foi afastada por meio de licença remunerada por tempo determinado.

Atualmente, a montadora afirmar ter 1.870 funcionários excedentes na fábrica do ABC Paulista, mesmo após abertura do Programa de Demissão Voluntária (PDV) que obteve 630 adesões.

Com ABCD Maior.

Leia também

Últimas notícias