porto alegre

Sindicalistas ocupam prédio do INSS para exigir retorno do Ministério da Previdência

Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social também se posiciona contra propostas de reforma previdenciária que estão sendo discutidas pelo ministro interino da Fazenda, Henrique Meirelles

Joana Berwanger/Sul21

Cerca de 60 pessoas participam da ocupação e o objetivo é permanecer no local indefinidamente

Sul 21 – Um grupo de trabalhadores e aposentados que compõem a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social ocupou, por volta das 7h15 de hoje (13) o prédio da Superintendência Regional do INSS, no centro de Porto Alegre. A principal reivindicação do movimento é que o governo interino de Michel Temer recrie o Ministério da Previdência Social, extinto durante a última reforma ministerial. Eles também condenam o que chamam de “desmonte da Previdência” que estaria sendo gestado pelo governo Temer.

“O objetivo da ocupação é recuperar o Ministério da Previdência. Nós achamos que o desmonte da Previdência, como está sendo feito pelo governo golpista do Michel Temer, ataca frontalmente os direitos dos trabalhadores, dos aposentados e dos futuros aposentados”, diz Antonio Guntzel, um dos líderes da frente e também secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS.

A frente também se posiciona contrariamente às propostas de reforma previdenciária que estão sendo discutidas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo Guntzel, a ação é contra o “desmonte da Previdência”.

De acordo com os organizadores, cerca de 60 pessoas participam da ocupação e o objetivo é permanecer no local indefinidamente. “A nossa ideia é ficar aqui até a gente recuperar o ministério da Previdência”, diz. “Ninguém entra. O que está aqui dentro não sai, e o que está lá fora não entra. A não ser que o governo atenda nossas reivindicações”, complementa.

Na manhã desta segunda, um grupo de trabalhadores do INSS chegou a acessar o prédio antes de ele ser ocupado, mas posteriormente se retirou do local. Como no prédio são realizados apenas serviços internos ao INSS, o atendimento ao público não foi prejudicado e está sendo feito normalmente nas agências do INSS espalhadas pela cidade – os funcionários do órgão também estavam se organizando para trabalhar nestes locais.

Apesar de sua ligação com a CUT-RS, Guntzel diz que a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social não é vinculada a nenhuma entidade, mas sim conta a participação de sindicalistas de diversas entidades. Ele ainda afirma que existem articulações em andamento para que novas ocupações a prédios do INSS ocorram em outras capitais do país nos próximos dias.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, declarou apoio à ocupação. “Emprestamos apoio a todo movimento social que objetive o retorno do Ministério da Previdência Social e nenhum direito previdenciário a menos”, disse.

Leia também

Últimas notícias