ameaça internacional

Audiência no Senado discute direitos trabalhistas na Nissan nos EUA

Montadora proíbe sindicalização dos trabalhadores em sua fábrica no estado americano do Mississípi

Pedro França/Agência Senado

Segundo relatos na comissão, a Nissan ameaça e intimida os funcionários para impedir a sindicalização

São Paulo – A Comissão dos Direitos Humanos do Senado realizou ontem (11) uma audiência pública para debater o desrespeito aos direitos dos trabalhadores na montadora de automóveis Nissan, patrocinadora das Olimpíadas no Rio de JaneiroNo Brasil, a empresa segue as leis trabalhistas mas, nos Estados Unidos, intimida pela força a sindicalização dos trabalhadores.

Durante mais de três horas, representantes dos trabalhadores norte-americanos contaram as dificuldades que a Nissan impõe na sua fábrica no estado do Mississipi, ameaçando e intimidando os funcionários para impedir que eles se organizem em sindicatos. Um comportamento que a empresa pode estender para outros países se não houver reação.

“Ataques anti-sindicais não vão parar só nos Estados Unidos, eles irão chegar ao Brasil em alguns anos”, afirmou Kristyne Peter, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilista (UAW, sigla em inglês).

Segundo o presidente da comissão, o senador Paulo Paim (PT-RS), é um alerta importante para os trabalhadores brasileiros, pois nesse momento já existem 60 projetos no Congresso que tentam reduzir os direitos trabalhistas conquistados. “Eu peguei relatoria de projetos que vão exatamente nessa linha, como a da terceirização total e a proposta que inibe a prática sindical. Então, temos de promover total união ou a situação dos trabalhadores ficará cada vez mais difícil.”

Representantes de entidades sindicais prestaram apoio aos trabalhadores americanos e disseram que estão juntos na luta. “ Vamos colocar um repúdio mundial contra a ação da Nissan no Mississípi”, afirmou o vice-presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), Edson Carlos Rocha da Silva.

Com o resultado da audiência pública, Paim vai procurar o presidente da Nissan no Brasil e o embaixador das Olimpíadas no país para abrir um canal de diálogo com os trabalhadores.

Assista: