Negociação

Aeronautas e aeroviários tentam fechar acordo salarial

Sindicalistas voltam a se reunir com empresas na próxima quarta-feira (27). Em audiência no TST, entidade patronal ofereceu 11% de reajuste, que seria parcelado em duas vezes

arquivo pessoal / reprodução

Assembleia de trabalhadores da aviação civil: movimento por melhores condições de trabalho

São Paulo – Ainda sem fechar o acordo coletivo (a data-base é 1º de dezembro), aeronautas e aeroviários na base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação da CUT esperam avançar nas negociações em reunião marcada para a próxima quarta-feira (27), às 14h30, em São Paulo. Na última sexta (22), em reunião mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), empresas do setor (TAM, Gol, Avianca e Azul) apresentaram proposta de 11% de reajuste, em duas vezes. Até então, não havia sido feita nenhuma oferta de aumento salarial. Os 11% representam praticamente o INPC acumulado em 12 meses (10,97%), até a data-base.

“O INPC é o mínimo que as categorias esperavam. Acredito que na próxima reunião possamos avançar mais, incluindo cláusulas compensatórias que atendam às realidades dos aeronautas e aeroviários”, diz o presidente da Fentac, Sergio Dias.

Hoje, os sindicalistas fazem assembleias em Porto Alegre. Nos próximos dias, estão previstas assembleias também nas bases de Guarulhos, Campinas (SP) e Recife. A reivindicação é de 12% de reajuste, de 15% nos pisos e 20% na cesta básica. A campanha envolve aproximadamente 70 mil trabalhadores.

 

Leia também

Últimas notícias