histórico

Fetec-CUT tem pela primeira vez uma mulher na presidência

Aline Molina é funcionária do Itaú e dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Maurício Moraes/Fetec-CUT

10º Congresso da federação ocorreu em Atibaia, no interior de São Paulo

São Paulo – A Federação dos Bancários da CUT São Paulo (Fetec-CUT/SP) elegeu Aline Molina, funcionária do Itaú, como presidente da entidade. O pleito foi decidido por unanimidade no sábado (28), durante o 10º Congresso da Federação, realizado em Atibaia, no interior paulista.

Além de bancária do Itaú, Aline Molina é dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Redião, e tornou-se a primeira mulher a comandar a Fetec-CUT. A entidade representa 170 mil bancários em 14 sindicatos do estado. “Sei a responsabilidade que assumo neste novo desafio e tenho a certeza de que o enfrentaremos juntos”, disse a nova presidenta.

Durante a condução das votações, a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira, ressaltou a relevância de uma mulher estar à frente da entidade após 87 anos de história. “Lugar de mulher é em todo lugar. Precisamos ir rumo à igualdade de gênero e juntos construirmos um país justo”, disse.

O novo ciclo coloca fim à gestão de Luiz César de Freitas, o Alemão, no comando da Fetec-CUT de 2009 a 2015. Ao transferir o cargo, o Alemão agradeceu os presentes e a oportunidade de poder ter comandado a entidade. “Se tivemos avaliação positiva desse mandato é porque todos desempenham o seu papel. Agora, começa um novo ciclo, com uma nova direção trazendo consigo todos os requisitos para seguir na defesa dos nossos projetos de sociedade”, afirmou.

Sobre os novos desafios, Aline Molina reafirmou a posição da entidade na defesa de uma sociedade justa e igualitária. “Todos juntos vamos vencer o conservadorismo. Vamos para as ruas combater as políticas neoliberais em São Paulo, fazer o debate por saúde e educação de qualidade e lutar por mais direitos aos trabalhadores.”

Com informações da Fetec-CUT e da CUT-SP