parceria

Na Suécia, metalúrgicos da CUT reafirmam parceria com sindicalistas

Em 2013, o governo brasileiro anunciou a compra de caças da Suécia, com transferência de tecnologia; parceria entre os países vem sendo intensificada

cnm-cut/divulgação

Sindicalistas discutiram ações para garantir direitos iguais a trabalhadores na Saab nos dois países

São Paulo – Uma equipe da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT) realizou uma visita à Suécia com finalidade de reafirmar a parceria entre a entidade e o sindicato IF Metal, que representa a categoria no país nórdico. A programação incluiu visitas técnicas à fábrica da Saab, que vai fornecer 36 caças Gripens ao Brasil, e reuniões sobre articulações sindicais conjuntas.

A visita foi encerrada na sexta-feira (30) com uma reunião entre o presidente da CNM-CUT, Paulo Cayres, e dirigentes da IF Metall. A aquisição dos caças suecos pela Força Aérea Brasileira foi defendida pela CUT, e deve criar empregos de alta qualificação, além da transferência de tecnologia. “Desde o momento em que o governo decidiu comprar aviões, a CNM-CUT e os metalúrgicos defenderam a opção sueca”, afirmou Cayres.

Segundo o sindicalista, os laços entre as entidades são estreitos. “Além de ser a única opção que assegurava empregos e a produção no Brasil, temos uma forte ligação com o IF Metall. Será possível intensificar lutas conjuntas para assegurar direitos iguais aos trabalhadores da Saab Scania nos dois países”, disse.

Poucos dias antes do início da agenda dos sindicalistas na Suécia, Dilma Rousseff realizou uma visita diplomática ao país. Entre os dias 17 e 20, a presidenta esteve na sede da Saab, onde reafirmou a importância da escolha do fornecedor sueco. “Só comprar um avião não interessava. Nos interessava a transferência de tecnologia”, disse na ocasião.

A relação dos dois países e de seus sindicatos é estreita e possui similaridades. Como o ex-presidente Lula, o atual chefe de estado nórdico tem raízes sindicais. “Vale lembrar que o primeiro ministro sueco, Stefan Löven, é ex-presidente da IF Metall, o que ajuda a reforçar nossos laços”, recorda Cayres.

Com informações da CNM-CUT

Leia também

Últimas notícias