Metalúrgicos contestam medida que desobriga uso de extintor veicular

Cerca de 500 pessoas participam de protesto que parou rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Grupo vai a Brasília pra pressionar Câmara e revogar decisão do Contran. Fabricante demitiu 350 em Diadema

Adonis Guerra/SMABC

Decisão do órgão de trânsito surpreendeu setor, que se preparou para aumentar produção no início do ano

São Paulo – Uma manifestação de metalúrgicos paralisou em parte da manhã de hoje (27) o tráfego pela rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Cerca de 500 pessoas, segundo o sindicato da categoria, participaram de protesto contra a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que desobriga o uso de extintor de incêndio em automóveis de passeio. O ato começou em frente à fábrica de extintores Resil, em Diadema, na região do ABC –ontem, a empresa anunciou a demissão de 350 trabalhadores. Agora à tarde, um grupo de 200 metalúrgicos seguiu para Brasília para participar de mobilizações amanhã (28) na Câmara dos Deputados.

Os metalúrgicos defendem que a resolução seja revogada e pressionarão pela aprovação de projeto de decreto legislativo apresentado pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que susta os efeitos da medida. O projeto poderá ser votado amanhã, se a mesa diretora da Câmara acatar o requerimento de urgência apresentado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP). “Se a votação for amanhã, os trabalhadores estarão lá. O governo não pode continuar cometendo erros como essa resolução do Contran. É um crime contra o trabalhador fazer uma mudança desse porte sem uma discussão profunda. Quem toma uma decisão como essa sabe que ela causará demissões”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

O Contran é subordinado ao Ministério das Cidades. “Fizemos vários contatos com o governo, duas reuniões com o ministro Gilberto Kassab e articulações no Legislativo. Até agora não houve sensibilidade do governo para achar uma alternativa. Vamos continuar indo às ruas”, diz Rafael, enfatizando que a medida terá forte impacto negativo nos empregos do setor.

Segundo ele, em nenhum momento houve sinalização de que a obrigatoriedade seria extinta, ao contrário. “Eles vinham aumentando as exigências em relação aos extintores, o governo fazia pressão para que o setor aumentasse a oferta do produto e, de repente, deram esse cavalo de pau”, criticou o sindicalista. No início de janeiro, proprietários de veículos foram obrigados a trocar os extintores por um modelo de potência maior. Houve corrida às lojas e aumento de demanda nas fábricas. “É preciso segurança para que se possa investir, planejar. Se isso não acontece, quem sofre as consequências é o trabalhador.”


Leia também

Últimas notícias