no abc

Revisão de acordo garante estabilidade na Scania

Acordo prevê reajuste pelo INPC de 2015 e também tira de cena a demissão de 450 trabalhadores

Adonis Guerra/ SMABC

Novo acordo prevê reajuste salarial de 5% retroativo à data-base da categoria

ABCD Maior – Os trabalhadores na Scania, em São Bernardo, aprovaram a revisão do acordo coletivo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e garantiram a estabilidade no emprego até 2016.

O novo acordo prevê reajuste salarial de 5% retroativo à data-base da categoria (1º de setembro) e o pagamento de um abono de R$ 6 mil, a ser pago em janeiro do ano que vem. O acordo também inclui a antecipação para abril do pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2016 e a da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) para junho.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e um dos coordenadores do Comitê Sindical na Scania Carlos Caramelo ressalta que a composição do acordo equivale ao reajuste pelo INPC de 2015 e também tira de cena a demissão de 450 trabalhadores.

“Durante toda a negociação a empresa argumentava já trabalhar com um cenário de nova queda na produção para o primeiro trimestre de 2016, e que isso gerará um excedente que ela pretendia demitir”, disse. “A negociação garantiu os empregos para o próximo ano e descartou a terceirização dos setores de segurança e alimentação, que também estava na pauta da empresa”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias