tecnologia

Prefeitura de SP lança aplicativo gratuito para anunciar vagas de emprego

Com a ferramenta, as empresas podem anunciar oportunidades de trabalho e os usuários podem se candidatar pelo celular. Só hoje, 5 mil vagas já foram cadastradas

Divulgação

Artur Henrique: “É possível com política pública enfrentar uma conjuntura de desemprego”

São Paulo – A prefeitura de São Paulo lançou hoje (15) um aplicativo gratuito para smartphones em que irá para divulgar vagas de emprego na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo. Com a ferramenta, as empresas já podem anunciar oportunidades de trabalho e os usuários, se candidatar pelo celular, além de obter informações sobre seguro-desemprego e oportunidades de capacitação profissional. Os autônomos terão um canal especial com informações sobre o programa Micro Empreendedor Individual (MEI) e sobre crédito.

Somente hoje, 5 mil vagas foram cadastradas. Elas serão atualizadas diariamente. O aplicativo, chamado “CATe eletrônico”, está disponível para a plataforma Androide, ativo em 70% dos celulares, e em dez dias estará também para as plataformas IOS e Windows.

A ferramenta mapeia todos os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) da cidade e lista sua programação, além de disponibilizar vagas temporárias e específicas para pessoas com deficiência. Ela também permite que os empresários consultem os currículos on-line e que apontem áreas em que mais necessitam qualificação profissional.

A maioria dos serviços do aplicativo foi desenvolvida para funcionar off-line. Mesmo sem internet, o usuário poderá verificar a programação dos centros e as oficinas de orientação para o trabalho, que são oferecidas pela prefeitura. Será necessário estar conectado apenas para atualizar as vagas disponíveis no banco de dados.

“Com o aplicativo, o empresário e o trabalhador poderão ter mais agilidade na busca e no preenchimento de vagas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

O lançamento do aplicativo ocorreu no último dia da Semana do Trabalho, Emprego e Renda, que teve início na segunda-feira (11). Foram montadas sete tendas no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, onde 16 empresas de diversos setores, como serviço, varejo, construção civil e alimentos, ofereceram 8 mil vagas.

Nos cinco dias de atividade, 9.860 pessoas visitaram pelo local e 8.582 passaram por processos seletivos. Até o último balanço, fechado na noite de ontem (14), 4.225 pessoas foram pré-selecionadas para oportunidades de emprego. No mesmo local, os candidatos puderam se inscrever em cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e participar de oficinas sobre comportamento em entrevistas, marketing pessoal, elaboração de currículos, empreendedorismo e educação financeira.

“Mostramos que é possível uma política pública para enfrentar uma conjuntura de desemprego e recessão”, afirmou Artur Henrique. “É o momento mostrar que é possível aplicar uma política pública eficiente para combater o desemprego. Queremos incentivar as empresas a divulgar cada vez suas vagas, de graça, e queremos que elas ofereçam melhores postos de trabalho.”

Leia também

Últimas notícias