Transporte coletivo

Metroviários fazem assembleia para avaliar reajuste e ‘proposta de paz’

TRT ofereceu 8,82% de reajuste salarial. Audiência dos ferroviários da CPTM terminou sem acordo e será retomada nesta terça-feira (26). Tribunal repetiu proposta no caso da Sabesp

Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA/Fotos públicas

As linhas da CPTM operam transporte entres cidades dos extremos da Grande São Paulo que cruzam a capital

São Paulo – Em assembleia prevista para as 18h30 desta terça-feira (26), os metroviários de São Paulo, que têm greve marcada para o dia seguinte, vão avaliar proposta apresentada na tarde de hoje (25) pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, que prevê 8,82% de reajuste salarial, incluindo reposição e um percentual a título de produtividade. O TRT também fez audiência de conciliação envolvendo os ferroviários, sugerindo 8,25% de aumento. Como não houve acordo, a reunião será retomada nesta terça, a partir das 10h. Na semana passada, funcionários do Metrô e da CPTM aprovaram greve a partir de quarta-feira (27) – as duas categorias fazem assembleias e avaliam se mantêm a decisão.

Enquanto metroviários reivindicam 18,64% e os engenheiros, 17,01%, a Companhia do Metropolitano (Metrô) ofereceu 7,21%, referente à variação acumulada do IPC-Fipe. Sem acordo, a desembargadora Ivani Contini Bramante sugeriu os 8,82%, incluindo o IPC e mais 1,5 ponto percentual como produtividade – o índice total seria aplicado também para vale-refeição, vale-alimentação e participação nos resultados. A data-base é 1º de maio. Considerando o INPC-IBGE, os 8,82% representariam aumento pouco acima da inflação acumulada em 12 meses, até abril: 8,34%.

A reivindicação do sindicato da categoria de readmissão de trabalhadores dispensados na greve do ano passado foi excluída pela juíza do TRT. De acordo com o tribunal, essa questão já está “judicializada”. A desembargadora também propôs uma “cláusula de paz” às partes: os metroviários se comprometeriam a não entrar em greve enquanto durarem as negociações, enquanto o Metrô não praticaria qualquer ato de retaliação, como perseguições, demissões ou qualquer prática que impeça o exercício do direito de greve.

O TRT marcou nova reunião para a próxima segunda-feira (1º), às 13h. Na semana passada, liminar do tribunal concedida ao Metrô prevê – em caso de greve – manutenção de efetivo de 100% nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e de 70% nos demais, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

CPTM

Depois de mais de uma hora de audiência, não houve acordo entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e quatro sindicatos dos trabalhadores, sendo três de ferroviários (Central do Brasil, Zona Sorocabana e Trabalhadores em Empresas Ferroviárias) e o dos engenheiros. A proposta do TRT foi de 8,25%, também envolvendo um percentual de produtividade. As partes voltam a se reunir nesta terça, às 10h. “A audiência foi adiada para que possa haver uma discussão em cima de propostas reais. Vamos fazer o possível para evitar a greve”, afirmou o desembargador Wilson Fernandes.

Sabesp

Também no caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), o TRT propôs 8,82% de reajuste e apresentou a “cláusula de paz”. Nova reunião ocorrerá na quarta da semana que vem, 3 de junho, às 11h30. A posição do tribunal é de manter cláusula de garantia no emprego para 98% dos funcionários, com discussão de critérios para dispensa dos outros 2% – os sindicatos querem incluir os aposentados.

Leia também

Últimas notícias