são paulo

Semana do Trabalho, Emprego e Renda atrai 2 mil interessados em vagas

Evento agiliza contato entre trabalhadores e empregadores; ontem (11), 233 foram contratados

Fernando Pereira / Secom

Candidatos poderão concorrer a vagas de 16 empresas participantes; seleções são feitas em tendas instaladas

São Paulo – Começou ontem (11) a 1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda em São Paulo, organizada pela Secretaria realizada no Anhangabaú, centro da capital paulista. Em seu primeiro dia, mais de mil pessoas passaram pelos processos seletivos das 8 mil vagas, 300 foram pré-selecionados, enquanto 233 estão aprovados para contratação.

Em entrevista para a repórter Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual, a dona de casa Marlene Rosa Pereira conta que está desempregada há dois anos, por falta não de experiência, mas de oportunidades. Após o evento, ela saiu com mais esperança. “Procurei a vaga de repositora, conseguir passar na seleção e agora vou fazer a entrevista. É uma oportunidade de uma experiência nova.”

O evento tem como objetivo de oferecer oportunidades para que o trabalhador saia encaminhado para o mercado de trabalho, além de facilitar o contato entre candidatos e empregadores. Os interessados poderão concorrer a vagas de 16 empresas de segmentos como fast-food, alimentação, call-center, construção civil, limpeza e vigilância. As seleções são feitas em tendas instaladas no local.

O analista de recursos humanos Rodolfo Araújo afirmou que a feira é importante para atrair profissionais qualificados, e não qualificados também, que tem a vontade de trabalhar, e serem inseridos no mercado de trabalho. “Há muitas pessoas boas no mercado, basta nós abrirmos um pouco mais esse espaço como o CAT vem fazendo. Por ser mais popular tem um envolvimento e divulgação melhor, acaba atraindo mais.”

Segundo o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, além de inserir novos profissionais com carteira assinada, os que desejam empreender também terão o apoio da prefeitura, levando mais oportunidades aos paulistanos.

“Nós temos muita esperança de que o trabalhador não olhe só  para o trabalho na perspectiva na venda da sua força de trabalho, existem outras formas de trabalho e renda que precisam ser valorizadas. O cooperativismo, o microcrédito, o empreendedor individual, são coisas que hoje estão na ordem do dia no mundo inteiro, e tem que ser também na cidade de São Paulo, que é uma terra de empreendedores, pois aqui até o trabalhador formal é um empreendedor em um certo sentido”, afirmou.

O evento é idealizado pela prefeitura junto com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com as empresas, e oferece as 8 mil vagas até a próxima sexta-feira (15). Para se inscrever, basta apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Os candidatos que não tiverem os dois últimos documentos poderão tirar a segunda via na hora levando duas fotos 3×4.

Ouça a matéria de Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual.