mobilização

Garis de Piracicaba e do ABC Paulista encerram greve com reajuste de 9,5%

Fim do movimento foi anunciado durante audiência no TRT-2 com sindicato que representa os trabalhadores

São Paulo – Garis e coletores que atuam em 20 municípios do ABC Paulista e Piracicaba aceitaram proposta do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), de concessão de reajuste salarial de 9,5%, e encerraram movimento de greve.

As negociações entre o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e os trabalhadores que prestam serviço nessas regiões tiveram novo avanço durante audiência na tarde desta segunda-feira (6), no TRT-2.

Durante o encontro, a federação e o sindicato dos trabalhadores informaram que, após tratativas empreendidas desde a última audiência, realizada na terça-feira (31), optaram pela aceitação da proposta. O Selur, no entanto, por representar a totalidade das empresas, não ratificou o acordo e solicitou o julgamento do dissídio coletivo.

A audiência encerrou-se com a concessão de prazo de 24 horas para que a federação e o sindicato dos trabalhadores apresentem documento contendo as bases do acordo firmado junto aos municípios mencionados. Em seguida, outras 24 horas serão concedidas para manifestação do Selur. Após serem remetidos ao Ministério Público do Trabalho, os autos retornarão ao TRT-2 e terão o relator sorteado.

De acordo com o sindicato, trabalhadores já retomaram as atividades. A audiência desta segunda-feira (6) foi conduzida pelo desembargador Wilson Fernandes, vice-presidente judicial do TRT-2.

Ainda sem data para ocorrer, o julgamento do dissídio coletivo envolvendo a categoria decidirá, dentre outras questões, sobre a legalidade da greve, compensação dos dias parados e aplicação de multas por descumprimento da liminar – ainda em vigor – que determina o funcionamento de 70% aos serviços de limpeza pública, coleta domiciliar e varrição de ruas e 100% aos serviços de coleta hospitalar e aterro sanitário.