Justiça do Trabalho

TRT: audiência termina sem acordo, mas Sabesp suspende demissões

Sindicato aponta centenas de demissões nos últimos meses

twitter/trt

Sintaema entrou com dissídio coletivo na quinta-feira (12), após aprovar greve a partir desta quinta (19)

São Paulo – Embora a audiência de conciliação com o sindicato da categoria tenha terminado sem acordo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concordou em suspender as demissões enquanto o mérito não é analisado. A informação é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, que mediou a reunião realizada no início da tarde de hoje (16).

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sintaema) entrou com dissídio coletivo na última quinta-feira (12), após aprovar deflagração de greve a partir desta quinta (19) – a categoria ainda fará uma assembleia na véspera, para ratificar ou não a decisão. A entidade fala em ocorrência de demissão em massa, com aproximadamente 500 dispensas nos últimos meses. No início do mês, a entidade já contava 335 cortes, além de 140 homologações agendadas. Segundo o Sintaema, no total o número de demissões iria de 600 a 700, sendo 70% das áreas operacionais.

O TRT informou que o sindicato se comprometeu a não iniciar a paralisação até que um pedido de liminar seja analisado pela relatora.

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade, divulgado anualmente, a companhia fechou 2013 com 15.015 funcionários, praticamente o mesmo número do ano anterior (15.019). Mas no terceiro trimestre de 2014, último dado disponível, contava com 14.766. Em 2013 havia também 7.108 terceirizados.

 

 

 

 


,