contra demissões

Justiça do Trabalho determina suspensão das demissões na Sabesp

Decisão também impede greve dos trabalhadores, marcada para iniciar nesta quinta, até que mérito da causa seja julgado

sintaema

Decisão foi tomada pela Justiça do Trabalho em audiência de conciliação nesta terça-feira

São Paulo – A desembargadora Ivani Contini Bramante, da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), determinou hoje (17) a suspensão de todas as demissões efetivadas pela Sabesp desde 1º de fevereiro que ainda não tenham sido homologadas ou que estejam para ser. Na decisão liminar, a magistrada argumentou que a Sabesp negociou com o sindicato da categoria para regularizar a dispensa em massa realizada e diminuir o impacto social da medida. Ivani também mandou suspender a greve indicada pelos trabalhadores para quinta-feira (19).

A magistrada destacou: “É de conhecimento público e notório que passamos por uma crise hídrica extremamente grave e que a população teme ficar sem a garantia do abastecimento de água realizado pela empresa requerida. A dispensa coletiva perpetrada é mais uma situação que pode agravar essa crise hídrica, mormente porque, neste momento, não se tem a garantia de que não haverá prejuízos aos serviços públicos essenciais prestados pela Sabesp”.

Em caso de descumprimento, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema) e Sabesp incorrem em pena de multa diária no valor de R$ 100 mil. O tribunal marcou nova audiência para quinta, às 13h.

Na primeira audiência, realizada ontem (16), a partes não chegaram a um acordo, mas a Sabesp já havia aceitado suspender as demissões até o julgamento da ação proposta pelo Sintaema.

A entidade ajuizou ação no dia 12, alegando que os cortes realizados pela Sabesp caracterizariam “dispensa em massa”. O sindicato fez pedido de liminar para que os trabalhadores sejam reintegrados imediatamente e que novas dispensas sejam impedidas.

A Sabesp dispensou, apenas no mês passado, 335 trabalhadores, o que infringe o acordo coletivo 2014/2015, que limitava a 2% do efetivo – 297 pessoas – a quantidade de trabalhadores a ser dispensada entre 1º de maio de 2014 e 30 de abril de 2015.

Nova contagem

Acatando recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), a Sabesp passou hoje a divulgar o volume dos reservatórios do Sistema Cantareira de forma global, contando as duas cotas do volume morto junto ao volume útil. Antes era feita uma soma, a partir da data que cada volume morto passou a ser utilizado.

Assim, o volume útil do Cantareira passou de 982 bilhões de litros para 1.269,5 trilhão de litros. Foram incorporados 182,5 bilhões de litros da primeira cota do volume morto e 105 bilhões da segunda.

O objetivo do pedido do MPE é garantir mais transparência à população sobre o volume de água existente no Sistema Cantareira. Antes, era preciso uma complicada conta para se chegar à quantidade real de água nas represas.