Participação

Sindicalista é eleito para Conselho de Administração da Embraer

De acordo com metalúrgicos, é a primeira vez que um representante da entidade é escolhido desde a privatização da empresa, em 1994

Sind Metalúrgicos SJosé

Herbert Claros é o único dos 11 integrantes dos conselho de administração eleito pelos empregados

São Paulo – O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, no interior paulista, Herbert Claros, foi eleito para ser o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Embraer. A apuração foi feita ontem (12). Segundo o sindicato, é a primeira vez que a entidade conquista uma cadeira desde a privatização da empresa, ocorrida em 1994.

Quatro chapas concorriam à vaga. A de Herbert teve 4.070 votos, ante 3.741 dados ao atual conselheiro, Ernani de Almeida Ribeiro Junior. O sindicato é filiado à CSP-Conlutas. De acordo com a entidade, participaram 11.061 trabalhadores de todas as unidades. A Embraer tem hoje aproximadamente 19 mil funcionários em todo o mundo.

“Nossa vitória representa o desejo de mudança entre os trabalhadores da Embraer. Isto já vem ficando claro desde as paralisações ocorridas na campanha salarial de 2014”, diz Herbert, que é funcionário da linha de produção. O sindicato informou que ele assinou em cartório uma declaração pública de compromisso pela qual abre mão do salário pago aos conselheiros (em torno de R$ 51 mil).

De acordo com o regimento interno da empresa, aprovado em abril de 2013, o Conselho de Administração tem 11 integrantes: um é indicado pela União, um pelo Clube de Investimentos dos Empregados e um pelos empregados não acionistas. Os outros oito são escolhidos por acionistas.

De janeiro a setembro do ano passado, a Embraer entregou 126 unidades, sendo 64 para aviação executiva e 62 para aviação comercial. A receita líquida somou R$ 9,685 bilhões.


Leia também

Últimas notícias