categoria em luto

Petroleiros fazem mobilização de 24 horas para advertir sobre segurança

Movimento quer ampliar discussão sobre trabalho em plataformas, depois que explosão no navio-plataforma Cidade de São Mateus, no dia 11, deixou cinco mortos, 26 feridos e quatro desaparecidos

Divulgação FUP

Trabalhadores manifestam-se em solidariedade às vítimas e em protesto pela insegurança nas plataformas

São Paulo – Os petroleiros realizam mobilizações hoje (13) em todo o país para chamar a atenção da população para a questão da segurança dos trabalhadores em plataformas. Na última quarta-feira (11), uma explosão na sala de bombas do navio-plataforma Cidade de São Mateus, operado pela BW Offshore a serviço da Petrobras, deixou cinco mortos, 26 feridos e quatro desaparecidos.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nota em que afirma que “em solidariedade aos trabalhadores vitimados pela tragédia e em protesto pela insegurança nas plataformas, os petroleiros seguiram o indicativo da FUP e seus sindicatos de se manterem mobilizados por 24h em todas as unidades do Sistema Petrobras”.

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) promoveu na manhã de hoje uma paralisação de cerca de uma hora e meia, das 6h às 7h30, de todos os embarques de funcionários para as plataformas petrolíferas no Aeroporto de Vitória. Os funcionários são transportados do continente para as plataformas, em alto-mar, por meio de helicópteros.

Segundo o diretor do Sindipetro-ES Davidson Lomba dos Santos, a paralisação desta manhã teve um caráter de advertência. “A gente conversou com os trabalhadores e buscou tranquilizá-los, principalmente aqueles que queriam entender o que aconteceu [no acidente da Cidade de São Mateus]. E, ao longo de todo o dia, será feito um diálogo com os trabalhadores em várias bases da empresa. Vamos conversar sobre segurança, denunciar irregularidades e conscientizar para que eles não se exponham a riscos desnecessários”, disse.

Na Regap, em Minas Gerais também houve corte de rendição ontem (12) às 23h45 e pela manhã foram aprovadas mais oito horas de corte, segundo a FUP. Na Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, o corte de rendição acontece desde zero hora.

Ontem, os trabalhadores da Refinaria de Paulínia (Replan) entraram em greve. O movimento foi deflagrado na entrada do turno das 15h30. E hoje os funcionários do setor administrativo não entraram na empresa. Outras bases do Unificado de São Paulo estão aderindo ao movimento.

Na Bahia, os petroleiros iniciaram a paralisação às 6h e também permanecerão mobilizados por 24h.

No Norte Fluminense acontece uma paralisação de PT por 24 horas nas plataformas da Bacia de Campos. A zero hora de hoje, 13, algumas plataformas deflagraram o movimento e outras estão realizando assembleias de adesão agora pela manhã. Segundo informação dos sindicatos, os petroleiros estão aprovando mais oito horas de corte de rendição nas unidades operacionais do Sistema Petrobrás.

A empresa BW Offshore informou hoje que retirou os corpos dos cinco funcionários mortos na explosão. Segundo nota divulgada pela empresa, quatro são brasileiros e um é indiano. Quatro pessoas continuam desaparecidas desde o momento da explosão.

Mais 65 funcionários que estavam a bordo durante o acidente foram retirados da plataforma. Vinte e seis deles ficaram feridos, dos quais pelo menos sete, segundo a BW Offshore, estão internados em um hospital da região metropolitana de Vitória.


Leia também

Últimas notícias