Falta d'água

Em meio à crise no abastecimento, Sabesp demite 157 funcionários

Corte anunciado pelo governador é de 300 trabalhadores; sindicato alerta para prejuízo na prestação de serviço

reprodução/TVT

Com cortes e possibilidade de novo aumento na tarifa, ações da companhia na Bolsa de Nova York subiram 5,4%

São Paulo – Em meio à crise hídrica, 157 trabalhadores foram demitidos da Sabesp neste mês. Em audiência com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), no início de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin anunciou que cerca de 300 funcionários seriam dispensados.

O sindicato afirma que chegou a informação de que a Sabesp precisa cortar 9,2% da folha de pagamento, e alerta para que a redução de funcionários deve prejudicar, ainda mais, os serviços oferecidos.

A Sabesp precisa manter um lucro mínimo para repassar uma parte aos acionistas, para não cair tanto as ações, então estão cortando no lombo dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Sintaema, Renê Vicente dos Santos, ao Seu Jornal, da TVT.

Após aumentar a tarifa da água no final do ano passado e aplicar multa aos consumidores, o governo do estado de São Paulo estuda aumentar a tarifa da conta de água novamente. A possibilidade de novo aumento fez com que as ações da Sabesp, cotadas na Bolsa de Nova York, subissem 5,4% nos últimos três dias.

Confira a reportagem completa do Seu Jornal: