pressão

Volks e metalúrgicos reúnem-se na tarde desta terça para discutir demissões no ABC

Trabalhadores estão em greve há uma semana contra as 800 demissões anunciadas pela montadora alemã, que decidiu abrir negociação após manifestação que reuniu cerca de 20 mil

Andris Bovo/abcd maior

Rafael Marques, presidente do sindicato, foi a Brasília entregar reivindicações após comandar manifestação

São Bernardo do Campo – Os representantes da Volkswagen e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC retomam as negociações sobre as demissões na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, na tarde desta terça-feira (13), a partir das 16h, em local não informado. Após a manifestação de ontem na Via Anchieta, a empresa chamou os sindicalistas para esta que será a primeira reunião do ano entre montadora e sindicato para discutir as dispensas.

O encontro ocorre uma semana depois de a Volkswagen confirmar o corte de 800 funcionários, previsto para o início de fevereiro. Há uma semana os trabalhadores estão de braços cruzados. Apenas alguns setores essenciais operam na montadora e uma parte do setor administrativo.

“Completamos hoje uma semana de greve na Volks. A pressão dos trabalhadores e ajuda do prefeito Luiz Marinho (São Bernardo) na interlocução com a empresa foram os fatores responsáveis pela retomada do diálogo. Foram cerca de 20 mil trabalhadores na caminhada contra as demissões das montadoras. Vamos lutar para que a empresa volte atrás na decisão”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Governo federal

Marques esteve em Brasília para entregar as reivindicações da entidade ao governo federal. O documento foi entregue ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

“Rossetto é o nosso principal canal de diálogo com o governo federal. Acredito que dará atenção especial às reivindicações”, afirmou Marques.

Entre os itens da pauta estão o Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões, o Programa de Proteção ao Emprego, Política de Aceleração do Crédito e a criação de uma Câmara de Política Industrial e de Mediação de Conflitos.

Leia também

Últimas notícias