Negociação

TST suspende audiência com setor aéreo, e juiz afirma que acordo vai sair

O presidente em exercício do TST, Ives Gandra Martins Filho, decidiu se reunir separadamente com as partes. Trabalhadores querem reajuste de 8,5% para salários e benefícios; empresas propõem 6,5% e 8%, respectivamente

São Paulo – A audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre representantes das companhias aéreas e dos trabalhadores foi interrompida às 14h55 desta sexta-feira (23), após 45 minutos. O presidente em exercício do TST, Ives Gandra Martins Filho, decidiu se reunir separadamente com as partes. “Vamos sair com um acordo”, afirmou.

Os sindicalistas, que representam aeronautas e aeroviários da base da CUT, reivindicam 8,5% na data-base (1º de dezembro), índice que seria aplicado também em benefícios como vales refeição e alimentação. As empresas ofereceram 6,5% para os salários – chegaram a falar em 7% no início da audiência – e 8% para os benefícios. A negociação envolve aproximadamente 70 mil trabalhadores.

No começo da audiência, os representantes das empresas falaram em dificuldades econômicas. E foram contestados pelos trabalhadores, para quem o “o histórico de reajuste da categoria é muito ruim, embora o histórico da indústria seja muito bom”, com crescimento da demanda nos últimos anos.

“Não podemos tratar as categorias com os mesmos parâmetros. Mas agradeço pelo esforço”, disse Gandra, dirigindo-se tanto às companhias como aos funcionários. Segundo ele, se a paralisação de ontem tivesse durado um dia em vez de uma  hora, a diferença seria “da bazuca para a bomba atômica”. As empresas afirmaram que o impacto da paralisação de ontem pela manhã foi de 50% em atrasos ou cancelamentos, enquanto os sindicalistas falam em 19% – ou seja, não houve descumprimento da liminar do TST que determinava manutenção de 80% dos serviços.

Usuário de serviços aéreos, como lembrou, o ministro elogiou a melhoria dos serviços e a “paciência” de funcionários. “As empresas têm se pautado efetivamente em cumprir os horários. E queria principalmente cumprimentar a categoria dos aeroviários. Quem dá a cara para explicar (atrasos) é o aeroviário. Eu os admiro pela paciência.”

A reunião oficial ainda não foi retomada. Às 17h, os representantes sindicais foram chamados e deixaram a sala de audiência. As conversas paralelas totalizaram mais dequatro horas, até que Gandra retomasse a audiência, às 19h30.