22 de dezembro de 1955

Salvadores e leninas há 59 anos constroem o Dieese

Dados oficiais nunca conferiam com o que os trabalhadores achavam que era o custo de vida

Em 1955 houve uma das piores ondas de frio na história do Brasil. Entretanto, na política, o clima era quente, com muitas mudanças desde o suicídio de Getúlio Vargas, ocorrido no ano anterior. Café Filho assumira a presidência e o país enfrentava problemas com a inflação e o déficit na balança comercial. Juscelino Kubitschek (JK) lançara-se candidato à presidência pelo PSD. A UDN e os militares articulavam chapa com Juarez Távora, ex-tenentista. PTB, partido de Getúlio, construía naquele ano uma aliança com PSD e lançariam juntos a chapa JK/Jango para concorrer às eleições presidenciais. Com apoio do eleitorado paulista, Ademar de Barros corria por fora.

Em outubro, JK venceu as eleições, com diferença de 6% dos votos e campanha baseada no desenvolvimentismo e na modernização da indústria nacional. Carlos Lacerda, apoiado por militares e parte da grande imprensa, tentou desqualificar e desarticular a vitória de JK com uma falsa carta que, segundo ele, provaria a intenção de Jango de estabelecer um regime sindicalista, inclusive oferecendo armas aos operários.

Em São Paulo, o Pacto de Unidade Intersindical (PUI) ganhava cada vez mais corpo e ampliava-se, fortalecendo a unidade das categorias e formando a base de grandes mobilizações, lutas e de greves históricas.

Em novembro, após as eleições, o presidente Café Filho se afastou devido a problemas cardíacos. Carlos Luz, presidente da Câmara, assumiu e indicou um novo ministro da Guerra, no lugar do marechal Lott. Prenunciou-se um golpe. Lott e militares legalistas denunciaram manobra e afirmaram que resistiriam. Café Filho teve súbita recuperação! Lott desconfiou da manobra e entregou a presidência, em 11 de novembro, a Nereu Ramos, catarinense e presidente do Senado que, em 31 de janeiro de 1956, transmitiu o cargo a JK.

Em dezembro, o clima político ferveu, com manobras e movimentos nos bastidores da arena política da capital federal, Rio de Janeiro. Em São Paulo, os operários se movimentavam agitados. O país estava em estado de sítio.

Talvez, naquele dia, uma quinta-feira, 22 de dezembro de 1955, os fatos podem ter assim ocorrido: Tenorinho, do Laticínio, como era conhecido esse pernambucano, nascido em 1923, levantou cedo e, depois do gole de café, saiu para o sindicato, dizendo que chegaria tarde, pois teria uma assembleia à noite. Pediu para a esposa entregar um envelope ao Prestes, seu padrinho de casamento. Desceu do bonde e comprou a Folha da Manhã do jornaleiro. Sim! O Corinthians tinha vencido o Linense por 2 x 1. Na primeira página, dois destaques chamavam a atenção: “O estado de sítio é debatido na Câmara dos Deputados” e “Adenauer declara serem vãs as esperanças soviéticas de conquista do mundo inteiro”. Folheou o jornal e bateu o olho: “A recente declaração do prefeito municipal, Ademar de Barros, de que autoriza a colocação de mais bancos na Praça da República traz à baila velho problema: São Paulo é uma cidade com poucos bancos nas praças públicas e avenidas”. Dobrou o jornal e acelerou o passo. Sentiu que o dia seria longo.

Já na sede do sindicato assinou alguns documentos e avisou que ia se encontrar com Salvador Lossaco, presidente do Sindicato dos Bancários, para verificar os últimos detalhes para a assembleia da noite, que ocorreria, às 20h30, na rua São Bento, 405. À noite, Lossaco presidiu a assembleia e Tenorinho foi o secretário.

Mais de 50 anos depois, em depoimento, Tenorinho lembraria:

“O Dieese passou por todo um sistema de preparação. Ele não surgiu de um estalo, não, ele foi fruto de todo um acúmulo de aprendizagem. Então, nós fizemos o Pacto de Unidade Intersindical, que começou com cinco sindicatos: gráficos, metalúrgicos, marceneiros, têxteis e vidreiros. Ali na rua dos Cerealistas. Então, naquela rua era uma casa baixa de um sócio, onde funcionava o sindicato, que se transformou em sede e dali nós começamos a “mandar brasa” em tudo. E todas as nossas lutas sindicais durante esse período, as lutas reivindicatórias, elas encontravam a barreira de como provar que era aquela percentagem que os trabalhadores reivindicavam, não tinha como, não tinha um aferidor. O único em que a Justiça se baseava – aí vamos chegar no Dieese – era uma comissão do Ministério do Trabalho, a qual não tinha a nossa presença nem participação, e a Secretaria de Abastecimento de São Paulo, comandada por Ademar de Barros e o Secretário era o João Acioli, até um advogado do Sindicato dos Têxteis.

Então esses dois dados nunca conferiam com aquilo que a gente achava que era o custo de vida e nós nos batíamos, e só levávamos alguma vantagem quando fazíamos greves enfrentando polícia, enfrentando todas as dificuldades para fazer uma greve como fizemos em 1953, a chamada “Greve de 700 mil trabalhadores”. Então surgiu a ideia da gente criar o nosso próprio organismo de levantamento de custo de vida. Aí eu, como secretário do Pacto; Salvador Romano Lossaco, presidente do Sindicato dos Bancários – aqui eu rendo a minha homenagem, porque sem ele não “tinha” existido o Dieese; Remo Forli, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos – eram os dois maiores sindicatos na época, os mais combativos eram esses dois; nós, do Laticínio, que não era numericamente tão expressivo, mas politicamente era peso-pesado; enfim, nós somamos cinco sindicatos e começamos a trabalhar dia e noite. Mas era até meia-noite, uma hora, duas horas da manhã, elaborando, pesquisando, estudando, e um dos homens-chave nisso aí se chama – foi este que já falei – Salvador Romano Lossaco, que não era do Partido Comunista, era um anarquista nato, mas de uma fidelidade de classe e de uma competência para ficar do nosso lado, que era impressionante.

Nós fundamos o Dieese. Fundamos o Dieese e pusemos: Departamento Intersindical de Estudos de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Antes era só Departamento Intersindical de Estatística. Aí um jornalista chamado Xavier Toledo – que era um jornalista do Correio Paulistano que trabalhava na Câmara e que acompanhava a gente, era um simpatizante – disse: “Olha, vocês têm que acrescentar, à ‘Estatística’, ‘Estatística e Estudos Socioeconômicos’, porque vocês abrem a perspectiva de se tornarem um instituto”. E nós incorporamos essa sugestão, ficou Di-e-ese. Foi um negócio muito bonito, uma vitória grande.”

O depoimento continua e é muito bonito, como são bonitas as dezenas de histórias contadas e disponíveis no site de memórias do Dieese (http://memoria.dieese.org.br/museu).

O tempo passou, levado também pelo vento das lutas. As notícias da atual arena repetem manchetes. Hoje, como antes, sintonizados com o presente e coetâneos com os desafios de futuro, quando o Dieese completa 59 anos, rendemos nossa homenagem aos milhares de tenorinhos, leninas, salvadores e mônicas, que construíram, com muito trabalho militante e compromisso com a justiça e a solidariedade, uma instituição a serviço da classe trabalhadora!

Clemente Ganz Lúcio é sociólogo e diretor técnico do Dieese

Leia também

Últimas notícias