Campanha salarial

Negociação trava, e sindicatos do setor aéreo confirmam paralisação

Empresas mantiveram proposta de 6,5% de reajuste; trabalhadores querem 8,5%

Antonio Cruz/ Agência Brasil

Aeroviários em manifestação no aeroporto de Brasília: movimento representa categoria com 70 mil funcionários

São Paulo – Depois de mais uma tentativa fracassada de acordo, ontem (16), sindicatos do setor aéreo ligados à CUT confirmaram paralisação para o próximo dia 22, a princípio das 6h às 7h. As empresas mantiveram proposta de 6,5% de reajuste salarial na data-base (1º de dezembro) e de 7% para os vales alimentação e refeição.

Os representantes dos trabalhadores querem 8,5% nos salários e benefícios. Eles reduziram a reivindicação, inicialmente de 11%. Foram cinco horas de “negociação tensa”, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac).

De acordo com a entidade, a campanha envolve aproximadamente 70 mil funcionários, sendo 52 mil aeroviários (pessoal de solo) e 18 mil aeronautas (voo). Por enquanto, não há nova reunião prevista.

O presidente da Fentac, Sergio Dias, entregou ao sindicato patronal (Snea) os comunicados de greve, assinados quatro sindicatos de aeroviários (Campinas, Guarulhos, Porto Alegre e Recife) e pelos sindicatos nacionais dos aeroviários (que abrange 22 estados) e dos aeronautas.